Sophia @princesinhamt
Cinema

30 anos do melhor filme de ficção científica sobre viagem no tempo – Descubra a obra-prima do cinema sci-fi!

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

É muito fácil se deixar seduzir pelo conceito da viagem no tempo, já que oferece múltiplas possibilidades para dar forma a um apaixonante relato de ficção científica. No cinema serviu como base para vários filmes imprescindíveis, mas há um que eu coloco sem hesitar acima do resto. Me refiro a .

Inspirado de forma livre no aclamado curta-metragem , Os 12 Macacos é uma das melhores demonstrações de que as estrelas de Hollywood podem deixar de lado seu estilo interpretativo habitual para demonstrar sua grande versatilidade interpretativa. Isso se aplica aqui à perfeição aos casos tanto de quanto de , a ponto de este último ter sido recompensado com sua primeira indicação ao Oscar.

Os 12 Macacos conta a história de James Cole (Willis), um pobre coitado que se oferece como voluntário para a missão de viajar no tempo desde o ano 2035 até 1996 para encontrar a origem de uma epidemia que devastou a humanidade. O plano é conseguir uma amostra do vírus para que no futuro se possa elaborar um antídoto, mas as coisas não demorarão a se complicar…

Às vezes se utiliza com demasiada leveza a qualificação de obra-prima, mas de minha parte creio que Os 12 Macacos a merece com sobras, sendo além disso um dos melhores filmes de ficção científica da história. Desde sua atmosfera opressiva até a certeiríssima trilha sonora de , tudo nele encaixa e rema na mesma direção para mergulhar você em uma aventura genialmente escrita e com um brilhante trabalho de seu elenco.

Além disso, Os 12 Macacos é um filme que não tem problemas em abordar questões complexas e em confiar na inteligência do espectador para estar a par do que vai acontecendo e como as coisas vão se conectando entre si. Aí ajuda ter alguém tão confiável no roteiro como , que anos antes havia participado de e também se encarregou do roteiro de .

2025 word3

Universal Pictures / Atlas Entertainment

Por sua vez, conseguiu aqui seu filme de maior bilheteria como diretor, já que Os 12 Macacos foi um indiscutível sucesso comercial. Afinal, custou apenas 29 milhões de dólares e sua arrecadação mundial chegou aos 168,8 milhões de dólares. Tudo isso sem renunciar nunca ao seu estilo pessoal, embora sim oferecendo um enfoque um pouco mais amigável do que o habitual de cara ao grande público – ainda que sem chegar ao nível do estupendo

O realmente importante é que a força de Os 12 Macacos ainda perdura em 2025, pois em anos posteriores ao seu lançamento chegaram outros títulos muito estimulantes que abordam o cinema de viagens no tempo, mas para mim não há nem um só que superasse aquele que agora nos ocupa. Por sinal, em 2015 estreou uma e que merece a pena conferir.

Atualmente, Os 12 Macacos está disponível para aluguel no Prime Video e Apple TV.

Fonte: adorocinema

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.