Todos conhecemos os rostos emblemáticos de Frodo, Aragorn e Legolas através dos filmes cult do de . Mas como seriam realmente esses personagens se seguíssemos fielmente as descrições que escreveu em seus romances? Essa é a pergunta que alguns fãs quiseram explorar… com a ajuda da inteligência artificial.
Graças às ferramentas digitais cada vez mais poderosas, especialmente os geradores de imagens por IA como o Midjourney, agora é possível dar vida a versões muito precisas de personagens fictícios, a partir de simples descrições textuais. Esse tipo de tecnologia, que intriga tanto quanto preocupa, às vezes serve para satisfazer curiosidades surpreendentes: imaginar personagens emblemáticos em outros universos, encenados ou desenhados em outros estilos ou até mesmo vivendo em outras épocas.

New Line Cinema
Palavra por palavra
Mas aqui, a abordagem é um pouco diferente e provavelmente mais séria para os apaixonados por fantasia. O canal do YouTube AI Overlord usou o Midjourney para reconstruir os rostos dos heróis do Senhor dos Anéis como Tolkien os havia descrito preto no branco em seus livros. O resultado: uma galeria fascinante de retratos, postada em maio de 2023, que oferece uma perspectiva totalmente nova sobre essas figuras míticas da Terra-média.
Nela, descobrimos, entre outros, um Frodo um pouco diferente daquele interpretado por , um Aragorn mais próximo do guardião austero que o autor havia imaginado, ou ainda uma Galadriel de uma beleza etérea. Também encontramos Sam, Gimli, Legolas, Arwen, Gandalf, Éowyn e até Gollum, todos recriados de acordo com as palavras de Tolkien.
Um projeto, que pode ser descoberto diretamente no YouTube, que certamente tocará a corda sensível dos leitores de longa data.
A trilogia de Peter Jackson, por sua vez, pode ser encontrada no HBO Max.
Fonte: adorocinema