Notícias

Investigação aponta escassez de especialistas no SUS de Campo Grande

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Mais de 2,5 mil pessoas estão na fila por uma consulta com cardiologista em Campo Grande pelo sistema público e a espera pelo atendimento já ultrapassa cem dias, indica o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul). O órgão instaurou inquérito civil para investigar a insuficiência na oferta de consultas em cardiologia adulta no SUS (Sistema Único de Saúde).

Conforme a 76ª Promotoria de Justiça, o tempo de espera para o atendimento é um dos pontos mais críticos. Foi observado que o caso mais antigo na fila remonta a junho de 2024. Esse período de espera é considerado excessivo para atendimentos eletivos, conforme o enunciado nº 93 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), comprometendo o direito à saúde dos pacientes, garantido na Constituição Federal.

Responsável pela demanda, a promotoria identificou que a morosidade é resultado de diversos fatores, incluindo a dificuldade da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) em repor o quadro de cardiologistas.

Além disso, houve problemas na formalização de vagas contratualizadas, como a prevista com o Hospital Evangélico, e a restrição de oferta em hospitais parceiros essenciais, como o Hospital Universitário e a Santa Casa, que não disponibilizam consultas, apenas atendimento clínico mediante encaminhamento.

“Para buscar soluções imediatas e concretas, o MPMS oficiou a Sesau, exigindo a apresentação, em 20 dias, de um plano de ação detalhado, com metas e prazos definidos, para a redução da fila. A pasta também deve informar sobre o quadro de profissionais e a previsão de conclusão da contratualização com o Hospital Evangélico”, publicou MPMS.

Ainda conforme o MPMS, também foi notificada a SES (Secretaria Estadual de Saúde), para que avalie a possibilidade de firmar parceria ou convênio que auxilie o município a ampliar a oferta de consultas cardiológicas aos usuários do SUS.

A reportagem procurou a Prefeitura de Campo Grande e aguarda posicionamento.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.