BARRA DO GARÇAS MATO GROSSO

Perícia aponta que incêndio no Parque de Mato Grosso foi causado por fogueira irregular

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Uma perícia do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso concluiu que o incêndio que atingiu o Parque Estadual da Serra Azul, em Barra do Garças, foi provocado por ação humana. O fogo começou a partir do uso inadequado de uma fogueira durante um acampamento em área particular próxima ao parque.

O laudo apontou que o ponto de origem estava em uma propriedade onde foram encontradas cinzas, galhos e troncos dispostos em formato de fogueira, além de evidências físicas e registros de calor. Depoimentos de moradores reforçaram as conclusões técnicas.

Segundo o relatório, a propagação das chamas em direção à serra foi identificada a partir de folhas com sinais de congelamento térmico, típicos de incêndio de baixa intensidade, além do padrão de queima da vegetação.

De acordo com o comandante do Batalhão de Emergências Ambientais, tenente-coronel Rafael Ribeiro Marcondes, o proprietário do terreno será multado com base na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998) e no Decreto Federal nº 6.514/2008. O cálculo da penalidade levará em conta o impacto ambiental causado pelo incêndio.

Além da multa administrativa, a Polícia Civil utilizará o laudo pericial para responsabilização criminal do infrator, que pode responder a processo e até cumprir pena de reclusão. As informações também vão orientar medidas preventivas e de conscientização, principalmente devido à proximidade do parque com a área urbana de Barra do Garças.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.