LUCAS DO RIO VERDE

Lopes destaca conclusões da investigação do Ministério Público sobre acusações na área educacional

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O Ministério Público Estadual (MPE) concluiu, na última semana, que não houve irregularidades nas notas e frequência de alunos em Lucas do Rio Verde, após denúncia feita no plenário da Câmara de Vereadores e também por representantes do Sintep. A denúncia apontava a possibilidade de fraudes por parte de professores do município, mas as investigações demonstraram que as alegações eram infundadas.

Durante a sessão ordinária desta segunda-feira (22), o vereador Jackson Lopes, líder do prefeito na Câmara, explicou que o órgão federal verificou que os professores atuam de forma autônoma e que o conselho de classe das escolas é o responsável por analisar não apenas as notas, mas também a frequência e a situação social dos alunos, determinando quem deve ser aprovado ou reprovado. Lopes destacou ainda que o IDEB, índice de desempenho educacional, é aplicado pela Secretaria de Educação Federal, sem acesso dos professores às notas ou mecanismos de correção do exame.

“Se havia qualquer indício de fraude, as gratificações dos professores seriam congeladas. Com a devolutiva do Ministério Público, essas gratificações serão restabelecidas nas próximas semanas, reconhecendo o trabalho brilhante que os professores realizam em nossas escolas”, disse Lopes.

O vereador também destacou que o IDEB é uma prova aplicada pela Secretaria de Educação Federal, à qual os professores não têm acesso, reforçando que não há possibilidade de manipulação das notas no município.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.