Economia

Haddad projeta queda de juros e melhora econômica até 2026: entenda as projeções

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou nesta segunda-feira (22), em São Paulo, que acredita em uma redução consistente e sustentável da taxa de juros nos próximos meses. Embora não tenha fixado prazos, ele destacou que o cenário econômico tende a melhorar significativamente já em 2026.

Segundo Haddad, os atuais indicadores de inflação, aliados à estabilidade do câmbio, reforçam a expectativa de uma trajetória mais positiva. “Acho que os juros vão começar a cair de forma consistente e sustentável. Não sei quando, mas estou convicto de que haverá melhora já no próximo ano”, disse.

Na semana anterior, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central optou por manter a taxa básica de juros (Selic) em 15% ao ano, justificando a decisão pela incerteza do cenário internacional, especialmente em relação à política econômica dos Estados Unidos.

No evento Macro Day, realizado pelo BTG Pactual em São Paulo, Haddad defendeu que o nível elevado da Selic não pode ser explicado apenas pelo quadro fiscal brasileiro. “Existem outros fatores que influenciam o juro no Brasil. O fiscal é importante, mas não é a única explicação”, ressaltou.

O ministro ainda destacou que a política fiscal não depende somente do Executivo, mas também de decisões do Congresso e do Judiciário. Ele defendeu a necessidade de construir consensos políticos para o fortalecimento do arcabouço fiscal. “Para que o arcabouço seja sustentável no longo prazo, será preciso ajustar algumas regras em diálogo com os parlamentares”, concluiu.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.