Atenção: Toyota convoca recall para Corolla e RAV4 com painel que pode “apagar” do nada
A Toyota convoca donos de Corolla, Corolla Cross e RAV4 para um recall. A falha grave pode apagar o painel digital. Mostramos como resolver.
A Toyota do Brasil anunciou um recall importante para quatro de seus modelos de sucesso — Corolla, Corolla Cross, GR Corolla e RAV4 — por conta de uma falha eletrônica grave.
O defeito pode causar um “apagão” completo no painel de instrumentos digital com o carro em movimento, o que representa um risco à segurança.
O Garagem360 te mostra mais detalhes sobre a falha e como solicitar o recall!
Qual é o defeito que motivou o recall da Toyota?
O problema que motivou o recall da Toyota está na programação do software do painel de instrumentos. Segundo a fabricante, uma falha faz com que o sistema registre informações em excesso na memória do dispositivo.
Com o tempo, esse excesso de dados causa um desgaste na memória, levando ao seu apagamento total. Isso significa que, de uma hora para outra, o motorista pode ficar sem nenhuma informação essencial, como velocidade, nível de combustível e luzes de advertência.
A princípio, a falha é global e afeta centenas de milhares de veículos em outros países, como nos Estados Unidos.
Quais carros e versões foram convocados?
No Brasil, a Toyota ampliou a convocação para incluir os modelos produzidos nacionalmente. É fundamental que os proprietários verifiquem se seus veículos estão na lista. Os carros chamados são:
- Corolla Cross (versões XRE, XRX, GR-S, XRV Hybrid e XRX Hybrid): produzidos entre abril e dezembro de 2024.
- Corolla sedan (versões XEI, Altis, GR-S, Altis Hybrid e Altis Hybrid Premium): produzidos entre setembro de 2023 e dezembro de 2024.
- GR Corolla: todos os modelos afetados.
- RAV4 PHEV (híbrido plug-in): todos os modelos afetados.
Como resolver o problema e quanto tempo leva?
A Toyota vai fazer o reparo de forma totalmente gratuita. Na maioria dos casos, a solução é uma atualização do software do painel, um procedimento que leva cerca de 2 horas e 30 minutos. No caso específico do RAV4 PHEV, será necessária a substituição completa da peça.
A marca reforça a importância de entrar em contato com uma concessionária autorizada para agendar o serviço com antecedência. Isso garante que a oficina esteja preparada para realizar o reparo de forma rápida e eficiente.
Para saber se o seu carro está incluído nesta campanha, basta acessar a área oficial de recall da Toyota e digitar o número do chassi ou a placa do veículo. A verificação é simples e rápida.
Você tem um desses modelos da Toyota? Já verificou se o seu carro está na lista? Conte para a gente nos comentários!
Escrito por
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.
Escrito por
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.
Fonte: garagem360