Apesar de idealmente o cinema ter a arte e a criatividade como pontos de partida, é sempre preciso lembrar que trata-se de uma indústria que necessita de sucessos práticos para se estabelecer. O fracasso financeiro de um filme pode ser responsável por mergulhar uma franquia inteira em crise, como é o caso de um dos último capítulo numerado da saga .
Com o quinto filme da série, intitulado ironicamente de , o diretor titular também quis se despedir da franquia. Com seu estilo estrondoso, chega a colocar cavaleiros e nazistas no ringue , enquanto o mestre dos excessos queria até mesmo destruir Stonehenge.
Essa megalomania, no entanto, não contribuiu muito para o sucesso financeiro do projeto. Transformers 5: O Último Cavaleiro marca o declínio gradual de uma das maiores franquias de sucesso da atualidade, algo que foi responsável pela ruína da cronologia, mas também abriu portas para outras ótimas histórias.
Transformers 5 é a parte mais cara da série – mas arrecadou muito pouco

Paramount Pictures
Com um orçamento entre 217 e 260 milhões de dólares, Michael Bay conseguiu gastar ainda mais dinheiro em explosões e efeitos especiais para o quinto filme dos Transformers do que antes. O sucesso de bilheteria arrecadou cerca de 605 milhões em todo o mundo. Comparado aos outros filmes da franquia, o filme ficou significativamente aquém das expectativas.
Aqui você pode ver o desempenho da franquia Transformers nas bilheterias até a Parte 5:
Transformers – 709,7 milhões de dólares em todo o mundo
– 836,3 milhões de dólares em todo o mundo
– 1.1 bilhão de dólares em todo o mundo
– 1.1 bilhão de dólares em todo o mundo
Transformers 5 – 605,4 milhões de dólares em todo o mundo
A franquia ainda não se recuperou do declínio de bilheteria, mas está tentando
Após o quinto filme, o spin-off , o filme e a animação foram lançados. Embora os resultados de bilheteria não tenham sido consistentemente ruins, a franquia de ficção científica ainda está muito atrás de seus dias de glória de bilheteria do passado. No entanto, é curioso que pelo menos dois desses 3 projetos foram reconhecidos pela crítica como boas alternativas ao estilo narrativo anterior.
Um relatório mais recente afirmou que o diretor original Michael Bay deve retornar à cadeira de direção para um novo filme dos Transformers. Além disso, ainda há um crossover com G.I. Joe no horizonte. Resta saber como esses novos títulos vão se posicionar entre essas oscilações de sucesso e fracasso.
Melhor que Transformers? Este filme de ação e ficção científica brutal está no streaming
Embora Transformers 4 tenha o título adicional Era da Extinção, na realidade Transformers 5 foi responsável por isso – dentro da própria franquia. O Último Cavaleiro está disponível no catálogo do Telecine.
Fonte: adorocinema