Sebrae/MT integra comitiva em busca da consolidação de relações com empreendedorismo da Bolívia
O grupo de empreendedores e representantes institucionais brasileiros participará da Feira Expocruz 2025 e da ExpoAlimentaria
19/09/2025 às 19:27 Atualização
19/09/2025 às 19:30
O diretor de Administração e Finanças do Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso), Roberto Dahmer, (junto a representantes do Sebrae de outros estados, secretários estaduais e empresários brasileiros), integra a comitiva que irá para a ‘Expocruz’ em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, e, em seguida o grupo segue para a ‘ExpoAlimentaria’, em Lima, no Peru, para um meeting de negócios da fronteira.
O objetivo da missão é promover a visão global de oportunidades para aumentar as chances de desenvolvimento e progresso sustentável além das fronteiras.
“O Sebrae Mato Grosso é um grande entusiasta da internacionalização dos pequenos negócios e essa visão faz todo sentido: o estado mato-grossense é um gigante produtor de alimentos e responsável por um grande volume de exportações. Somos um estado internacional”, disse o diretor de Administração e Finanças.
A comitiva conta também com o diretor-superintendente do Sebrae Rondônia, José Alberto Anísio, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, e 20 empresários brasileiros. Eles serão recepcionados pelo cônsul-geral e embaixador do Brasil na região de Santa Cruz, Américo Dyott Fontenelle, e pelo secretário de Gestão Institucional do Governo Autônomo do Departamento de Santa Cruz, José Luiz Gomez.
Com uma distância de pouco mais de mil quilômetros entre Cuiabá e a Capital boliviana, a intenção de conectar as iniciativas empreendedores dos dois países é superar as barreiras logísticas para que novos negócios surjam e os já existentes se consolidem. Juntas, as populações de Mato Grosso e da região metropolitana de Santa Cruz de la Sierra somam cerca de seis milhões de pessoas, o que representa um mercado de negócios com alto potencial de crescimento.
O Sebrae/MT tem investido amplamente na integração entre Brasil e Bolívia. Neste ano, por exemplo, o projeto Líder de Fronteira foi realizado em San Matias e San Ignacio, em território boliviano, e em Cáceres, Porto Espiridião, Vila Bela da Santíssima Trindade, Pontes e Lacerda, Conquista D’oeste, Nova Lacerda e Comodoro, e em outros sete municípios brasileiros da fronteira.
Internacionalização dos pequenos negócios
Além disso, em 2023, o Sebrae/MT promoveu, em La Paz, a exposição cultural Compassos Pantaneiros, realizada para promover a cultura mato-grossense. E, no ano passado, participou da feira literária, também na capital boliviana, com artistas, escritores, editores, entre outros produtores culturais.
O diretor Roberto Dahmer, ressalta o empenho do Sebrae Mato Grosso em promover a internacionalização dos empreendedores mato-grossenses.
“Realizamos diversas missões empresariais internacionais, já estivemos em outras edições da Expocruz e da ExpoAlimentaria, participamos de rodas de negócios internacionais, recebemos empresários de Santa Cruz e do Peru em nossos encontros de negócios em Mato Grosso. Além disso, realizamos estudos de logística, seminários de integração e participamos de estradeiros”.
Feira Expocruz 2025 e ExpoAlimentaria
O primeiro evento que a comitiva brasileira irá participar é a Expocruz 2025, realizada no setor comercial da embaixada brasileira, entre os dias 20 e 28 de setembro, na Bolívia. O evento é uma das mais importantes da América Latina, e é classificado como a maior feria multisetorial do continente.
O grupo de representantes brasileiro também visitará a ExpoAlimentaria 2025, realizada entre os dias 24 a 26 de setembro, no Peru. O evento é um dos mais relevantes na América do Sul do setor de alimentação, bebidas, serviços, máquinas, equipamentos e embalagens.
Os participantes terão a oportunidade de fechar negócios e abrir novos mercados.
Fonte: Sebrae