SAÚDE

SUS completa 35 anos com atendimento a 76% dos brasileiros: conquistas e desafios

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O Sistema Único de Saúde (SUS) completa 35 anos nesta sexta-feira (19), consolidando-se como o maior sistema público e gratuito do mundo.

O ministério da Saúde destaca que o SUS surgiu da 8ª Conferência Nacional de Saúde em 1986 e foi formalizado na Constituição de 1988, garantindo a saúde como direito de todos e dever do Estado.

Antes do SUS, apenas trabalhadores formais ligados à Previdência Social tinham acesso a hospitais públicos, beneficiando cerca de 30 milhões de pessoas.

Hoje, toda a população brasileira tem direito ao atendimento gratuito. Dados oficiais indicam que 76% da população, de 213,4 milhões de pessoas, dependem do SUS, com 2,8 bilhões de atendimentos anuais e 3,5 milhões de profissionais envolvidos.

Saúde da família

Uma das iniciativas de destaque é a Estratégia Saúde da Família (eSF), lançada em 1994, que oferece atenção primária em todas as regiões do país, incluindo áreas remotas, fluviais, territórios indígenas e consultórios móveis.

Transplantes

O Brasil possui a maior rede pública de transplantes do mundo. Em 2024, o SUS realizou 30 mil procedimentos e fornece medicamentos imunossupressores para transplantados.

Vacinação

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) é o maior da América Latina, disponibilizando atualmente 48 imunobiológicos, incluindo 31 vacinas, 13 soros e quatro imunoglobulinas. O país foi pioneiro na vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos.

O SUS contribuiu para marcos importantes, como a erradicação da poliomielite em 1994 e a certificação de país livre de sarampo pela OPAS.

Outros destaques

Entre os programas e serviços criados estão o Samu (2003), Brasil Sorridente (2004), Farmácia Popular (2004), Hemobrás (2004), Rede Alyne (2011) e Mais Médicos (2013). O governo federal busca ampliar a produção nacional de medicamentos, equipamentos e vacinas para atender 70% das necessidades do SUS nos próximos dez anos.

Desafios

O tempo de espera para atendimento é apontado como um desafio histórico. Programas como Agora Tem Especialistas e a expansão da telessaúde, que registrou 2,5 milhões de atendimentos em 2024, devem reduzir esses tempos em até 30%.

O novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Saúde prevê construção de UBS, salas de teleconsulta, unidades odontológicas móveis, policlínicas, maternidades, Caps e ambulâncias, com a meta de universalizar o serviço de emergência até o final de 2026, incluindo atendimento bilíngue em territórios indígenas.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.