Câmeras de segurança registraram a ação de um suspeito na madrugada desta quarta-feira (17) em Rondonópolis, onde oito mudas de árvores recém-plantadas foram arrancadas e destruídas na Rua Dom Pedro II. O ato, classificado como vandalismo, gera preocupação pela reincidência desse tipo de crime na região.
A arborização integra um projeto da gestão municipal, em conformidade com leis que exigem a presença de árvores em frente a imóveis da cidade. De acordo com a administração, ações criminosas comprometem a recuperação de áreas verdes, além de acarretar prejuízos financeiros e ambientais para Rondonópolis e para todo o Mato Grosso.
Este não foi um episódio isolado. No dia 30 de junho, outro ato de vandalismo ocorreu na Rua Rio Branco, quando um homem de 59 anos foi preso após destruir 21 mudas recém-plantadas. Moradores relatam preocupação com a presença de pessoas em situação de rua e usuários de drogas, que, segundo eles, podem estar relacionados ao aumento desses crimes.
A Polícia deve investigar o novo caso para identificar e responsabilizar o autor. A administração reforça o pedido de apoio da população, que pode colaborar denunciando atitudes suspeitas ou atos de vandalismo pelos canais de segurança pública.
Fonte: cenariomt