A semana começou com sol forte e temperaturas altíssimas em Cuiabá. Segundo a Climatempo, a capital mato-grossense deve seguir com máximas acima dos 35 °C e apenas pancadas rápidas e isoladas, bem longe de um cenário de alívio para o tempo seco que predomina há semanas.
De acordo com os meteorologistas, há um aumento de umidade vindo do Amazonas, mas os reflexos para Cuiabá ainda são tímidos. Essa umidade deve provocar pancadas no noroeste e no extremo norte do estado, mas, na capital, o sol segue predominando pela manhã, com calor extremo e chuvas irregulares à tarde.
Previsão para os próximos dias em Cuiabá
- Domingo (14) – Predomínio de sol forte e calorão. Mínima de 25 °C e máxima de 40 °C. Sem previsão de chuva.
- Segunda-feira (15) – Pancadas isoladas podem ocorrer em regiões próximas, mas ainda não há previsão de chuva para a capital. Mínima de 26 °C e máxima de 39 °C.
- Terça-feira (16) – Instabilidades vindas do sul do país podem puxar umidade do norte e aumentar a chance de chuva irregular. Mínima de 27 °C e máxima de 37 °C. Previsão de 1 mm.
- Quarta-feira (17) – Pequena possibilidade de pancadas rápidas no fim do dia. Mínima de 25 °C e máxima de 36 °C. Previsão de 1 mm.
Pancadas atingem outras regiões do estado
No noroeste e no extremo norte de Mato Grosso, as pancadas podem ser mais frequentes ao longo da semana, mas ainda de forma muito irregular e mal distribuída. “As máximas em Mato Grosso devem ultrapassar com facilidade os 35 °C e 36 °C ao longo do período”, informa a Climatempo.
Na sexta-feira (12), São José do Rio Claro registrou uma das maiores temperaturas do Brasil em 2025, com 41,1 °C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Outras cidades do Centro-Oeste também entraram no ranking do calor extremo: São Miguel do Araguaia (GO) marcou 42,9 °C, a maior temperatura do ano no país até agora, e Pedro Gomes (MS) chegou a 41,5 °C.
Tempo seco e cuidados
Com a chuva ainda restrita e irregular, Cuiabá continua sob influência do ar seco. A recomendação é reforçar a hidratação, usar roupas leves, evitar exposição ao sol nos horários mais quentes do dia e redobrar os cuidados com crianças e idosos.
Fonte: primeirapagina