Notícias

Juiz rejeita ação contra prefeito em MT por compra de votos: acusação de abandono invalidada

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

– O juiz Romeu da Cunha Gomes, da 56ª Zona Eleitoral de Brasnorte, decidiu arquivar uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida contra o prefeito reeleito Edelo Marcelo Ferrari (União Brasil) e aliados, que eram acusados de compra de votos e abuso de poder econômico. A sentença foi publicada nesta segunda-feira (15).

A denúncia foi apresentada pela coligação adversária “Coragem para Mudar” (Republicanos/PP/PMB/PL), que alegava que cupons de desconto para um circo teriam sido distribuídos juntamente com santinhos de campanha em um grupo de WhatsApp, em agosto de 2024. O episódio, segundo a acusação, configuraria captação ilícita de sufrágio e uso da máquina pública, com suposta participação de familiares de Edelo, incluindo a primeira-dama.

Na análise do caso, o magistrado destacou que as provas eram frágeis e se resumiam a uma imagem compartilhada em rede social. A única testemunha ouvida afirmou ter agido por conta própria, sem qualquer envolvimento dos candidatos investigados. O juiz também criticou a postura da coligação denunciante, que não compareceu à audiência de instrução nem apresentou alegações finais, o que, para ele, configurou “desinteresse” no andamento da ação.

O Ministério Público Eleitoral já havia se posicionado pela improcedência, apontando que não havia elementos que vinculassem o prefeito ou sua equipe à divulgação do material.

Apesar dessa vitória judicial, Edelo Marcelo Ferrari segue recorrendo de outra decisão, em que foi cassado por crime eleitoral em processo distinto. Até o julgamento do recurso pelo Tribunal Regional Eleitoral, ele permanece no cargo.

Fonte: odocumento

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.