CUIABÁ MATO GROSSO

Produtores argentinos destacam integração agrícola durante visita a Mato Grosso

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Uma delegação da Associação Argentina de Produtores em Semeadura Direta (Aapresid) esteve recentemente em Mato Grosso para conhecer de perto a produção agrícola do estado e explorar oportunidades de integração sul-americana no setor. A visita incluiu paradas estratégicas em Sinop, Sorriso e Lucas do Rio Verde e foi organizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT), que recebeu a comitiva em Cuiabá na quinta-feira (11.9).

Durante o encontro na Sedec, a secretária adjunta de Agronegócios, Crédito e Energia, Linacis Silva Vogel Lisboa, destacou dados relevantes do setor: o estado responde por 32% da produção nacional de grãos, é o maior exportador agropecuário do país desde 2004 e liderou o crescimento industrial nacional na última década com 39% de expansão.

Linacis também ressaltou os principais investimentos estruturantes do estado, como a duplicação da BR-163, ampliação da malha rodoviária, a futura ferrovia estadual, além dos avanços em energias renováveis e na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres.

Para os visitantes, a experiência superou as expectativas. A Argentina compete diretamente com o estado na produção de soja, alternando entre o terceiro e quarto lugar no ranking global, caso o estado fosse considerado um país independente.

O produtor rural Leonardo Dani, representante da Aapresid, afirmou: “Viemos para ver uma coisa e acabamos vendo muito mais do que esperávamos. Ficamos realmente impressionados com o desenvolvimento industrial e logístico, como rodovias e os projetos de ferrovias em expansão”. Ele defendeu ainda maior integração regional através de um diálogo contínuo envolvendo toda a América do Sul.

Leonardo Figueiredo, coordenador de Comércio da Sedec, reforçou que a visita marca um avanço na internacionalização da política de investimentos do estado. “A troca de experiências entre produtores argentinos e brasileiros é fundamental, gerando oportunidades e fortalecendo a internacionalização com a Investe Mato Grosso. Estamos avaliando a possibilidade de transformar essa experiência em um evento anual e até abrir uma sucursal da entidade argentina no estado”.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.