Historicamente, Cuiabá enfrenta ondas de calor, que ao longo dos anos se tornaram mais frequentes e intensas. Com a crise climática, a situação colocou a capital em um novo cenário e no centro das discussões quando o assunto é altas temperaturas. Para estes dias, o consumo e o desperdício exigem atenção na mesma medida da população. Nesse cenário, a Águas Cuiabá lança a campanha “Água. O melhor tratamento é valorizar”.
Com a previsão de que o calor se intensifique ainda mais na baixada cuiabana, a campanha traz o alerta de que o consumo consciente deve ser valorizado e incluído na rotina de todos. “Em períodos de calor intenso, com chuvas raras e espaçadas, baixa umidade e tempo seco, a demanda aumenta e o consumo diário tende a superar a média. Apesar de esse cenário já estar previsto no planejamento estratégico da concessionária, o uso consciente da água continua sendo fundamental”, destaca Julie Campbell, diretora operacional da Águas Cuiabá.
A gestora também destaca o desafio de garantir o fornecimento de água durante a estiagem. “Criamos um Comitê de Estiagem que realiza o monitoramento contínuo dos níveis dos rios Cuiabá e Coxipó e investimos constantemente na melhoria dos sistemas operacionais. A essas ações, soma-se o papel fundamental da população, que, com o uso consciente da água, contribui diretamente para garantia do abastecimento”, afirma.
Para cumprir esse desafio, a concessionária listou algumas medidas simples que ajudam a evitar o desperdício e oferecer mais controle do consumo diário de água:
– Feche a torneira ao escovar os dentes ou ensaboar a louça;
– Ao lavar a roupa, lave com cesto cheio e de uma vez;
– Reutilize a água da máquina de lavar para lavar o quintal;
– Use baldes para lavar o carro;
– Verifique se não há vazamentos na encanação doméstica e faça reparos se necessário;
Fonte: Olhar Direto