Discos e Pastilhas de Freio: A dupla vital para sua segurança
Seus freios estão em dia? Conheça os sinais de desgaste de discos e pastilhas, entenda a importância da manutenção e evite riscos desnecessários na sua segurança.
Quando você pisa no pedal do freio, uma complexa reação em cadeia acontece para desacelerar seu carro, e os protagonistas dessa ação são os discos e as pastilhas de freio. Essa dupla é a responsável direta por transformar a energia do movimento em calor, permitindo que você pare o veículo com segurança. Negligenciar a saúde desses componentes é um risco que nenhum motorista pode se dar ao luxo de correr.
O que são e como funcionam?
As pastilhas de freio são peças de material de atrito (geralmente uma mistura de fibras e resinas) montadas em uma base de metal. Os discos de freio são superfícies circulares de metal, que giram junto com as rodas.
Quando o freio é acionado, a pressão hidráulica faz com que as pastilhas se movam e pressionem o disco. A fricção gerada entre as pastilhas e o disco causa o atrito necessário para reduzir a velocidade do carro. Esse processo gera muito calor, e por isso tanto os discos quanto as pastilhas são projetados para suportar altas temperaturas.

Sinais clássicos de desgaste
Fique atento a estes sinais claros de que seus discos e pastilhas precisam de atenção:
-
Ruído ao Frear: Um barulho agudo, semelhante a um metal raspando, é o sinal mais comum de que as pastilhas estão gastas. Muitas pastilhas vêm com um indicador sonoro que, ao entrar em contato com o disco, emite esse som para avisar que a troca é necessária.
-
Vibração no Pedal ou Volante: Se você sente uma vibração no pedal do freio ou no volante ao frear, isso pode indicar que os discos estão empenados ou muito desgastados.
-
Pedal “Mole”: Se você precisa pisar mais fundo no pedal do freio para obter uma resposta, pode ser um sinal de que as pastilhas estão muito finas e a eficiência da frenagem está comprometida.
-
Luz do Painel Acesa: Alguns carros mais modernos têm um sensor que acende uma luz de aviso no painel quando as pastilhas de freio estão no fim da vida útil.

As consequências de negligenciar a manutenção
Ignorar os sinais de desgaste dos freios é extremamente perigoso. Se as pastilhas estiverem totalmente gastas, o atrito de metal contra metal (pastilha contra disco) irá danificar permanentemente os discos, que são bem mais caros de substituir.
O pior cenário, no entanto, é o risco de acidente. A eficiência da frenagem diminui drasticamente, aumentando a distância necessária para parar o carro, o que pode ser fatal em situações de emergência.
A manutenção preventiva de discos e pastilhas é um dos cuidados mais importantes com o seu carro, garantindo que o sistema de freios esteja sempre pronto para agir no momento em que você mais precisar.
Seu carro já apresentou algum desses sinais de problema nos freios? Compartilhe sua experiência e ajude a alertar outros motoristas sobre a importância da manutenção.
Leia também: Hábitos comuns que você pode estar cometendo que prejudicam a vida útil das pastilhas de freio do seu carro
Escrito por
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
Escrito por
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
Fonte: garagem360