A Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Mato Grosso acendeu um alerta para a baixa adesão da população à vacinação contra a Covid-19, especialmente entre pais de crianças menores de um ano. Apesar da ampla distribuição de doses aos 142 municípios do estado, a procura nos postos de saúde tem ficado muito abaixo do esperado.
Neste ano, já foram entregues 291.225 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 189.110 da Pfizer, 51.350 da Moderna e 50.765 da Zalika/Serum. Atualmente, a aplicação da vacina JN.1, da Pfizer, está disponível de forma gratuita em todas as unidades de saúde.
O imunizante faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e é destinado a públicos prioritários, como crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, idosos, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, pessoas com comorbidades, trabalhadores da saúde, entre outros grupos em situação de vulnerabilidade. Para imunocomprometidos, a recomendação é de dose a cada seis meses; para os demais, a aplicação é anual.
O secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, reforçou a responsabilidade dos pais no cuidado com os filhos pequenos. “Levar os filhos para vacinar é um ato de proteção que deve ser levado a sério. A imunização é gratuita, eficaz e previne contra formas graves da Covid-19, doença que já vitimou milhares de pessoas no Brasil”, destacou.
Resistência dos pais preocupa
Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, profissionais de saúde relatam resistência de muitos pais em autorizar a aplicação do imunizante contra a Covid-19 nas crianças. “É comum ouvirmos frases como ‘pode vacinar tudo, menos Covid’. Essa mentalidade precisa mudar, pois o vírus continua circulando e ainda representa risco. A baixa adesão compromete a proteção das crianças e da comunidade”, alertou.
Atualmente, a cobertura vacinal entre bebês com menos de um ano é de apenas 0,67%, quando o ideal seria 95%.
Situação epidemiológica
Entre janeiro e 28 de agosto de 2025, Mato Grosso registrou 11.433 casos de Covid-19 e 23 mortes em decorrência da doença. No mesmo período, 301 casos foram confirmados em crianças com menos de um ano, mas sem registro de óbitos nessa faixa etária.
De janeiro a agosto, foram aplicadas 10.943 doses da vacina Moderna e 20.948 da Zalika/Serum para diferentes públicos no estado.
As autoridades de saúde reforçam que a colaboração da população é fundamental para ampliar a cobertura vacinal e reduzir os riscos de novas ondas de contágio.
Fonte: primeirapagina