CUIABÁ MATO GROSSO

CGE lança manual para programas de integridade em municípios: saiba mais!

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Controladoria Geral do Estado apresentou nesta quinta-feira (28.8) o Referencial Técnico para Implantação de Programas de Integridade nos municípios durante reunião da Rede de Controle da Gestão Pública de Mato Grosso. O projeto é prioridade da gestão 2025/2026 e conta com a coordenação do controlador-geral do Estado, Paulo Farias.

O objetivo é apoiar os 142 municípios na implementação de programas de integridade adaptados ao tamanho da população. Cidades maiores receberão estruturas completas de monitoramento e transparência, enquanto municípios menores terão programas simplificados, focados em conscientização e canais de denúncia.

Todos os programas incluem compromisso da alta administração, código de ética, gestão de riscos, normas correcionais, treinamentos, controle interno, transparência e plano de integridade, seguindo etapas de diagnóstico, execução e monitoramento contínuo.

Segundo Paulo Farias, a iniciativa é inspirada no sucesso do Programa de Integridade Pública estadual, iniciado há dois anos. “Agora, queremos apoiar os municípios para que avancem nesse caminho de fortalecimento da ética, da transparência e da prevenção à corrupção”, afirmou.

O superintendente de Avaliação e Consultoria de Integridade e Compliance da CGE, Christian Pizzatto, destacou que as prefeituras não precisam criar novas estruturas para seguir o referencial técnico, pois muitas já possuem instrumentos que podem ser adaptados para atender às diretrizes propostas.

Durante a reunião, a Rede de Controle também discutiu um programa para aproximar estudantes e escolas da administração pública, proporcionando compreensão do ciclo da gestão governamental, da eleição ao julgamento das contas. Outro tema foi o Encontro Mato-grossense de Controle Interno, previsto para outubro, que reunirá profissionais para troca de experiências e fortalecimento das práticas de auditoria e integridade.

O evento contou com a participação de representantes da Controladoria Geral da União, Auditoria Geral da União, Tribunal de Contas da União, Ministério Público Estadual e Federal, Tribunal Regional Eleitoral, Controladoria Geral do Município de Cuiabá e Audicom-MT, entre outros.

A Rede de Controle funciona como espaço estratégico de articulação entre instituições públicas, promovendo ações integradas para o aperfeiçoamento da administração pública em Mato Grosso.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.