já havia atraído a atenção em filmes como e (que lhe rendeu sua primeira indicação ao Oscar), mas o grande avanço internacional do ator foi, claro, como o general Maximus em .
O épico monumental de se tornou um enorme sucesso de bilheteria, atrás apenas de no ano de 2000. Gladiador também se deu bem no Oscar: com um total de 12 indicações, faturou 5 das cobiçadas estatuetas de ouro, incluindo Melhor Filme e Melhor Ator para Crowe.
Mas, embora deva muito ao épico histórico, Crowe já criticou Gladiador várias vezes. Houve uma cena em particular que ele odiou de todo o coração e fez de tudo para evitar que fosse filmada. E isso apesar de ser talvez o mais famoso e, aos olhos de muitos fãs, o melhor momento de todo o filme!

Universal Pictures
Trata-se do discurso que Maximus faz no Coliseu ao Imperador Commodus (): “Meu nome é Maximus Decimus Meridius, comandante dos exércitos do Norte, general das legiões de Felix, servo leal do verdadeiro imperador, Marcus Aurelius. Pai de um filho assassinado, marido de uma esposa assassinada – e eu me vingarei, nesta vida ou na próxima!”
“O roteiro é um lixo!”
Crowe entrou em confronto com Ridley Scott diversas vezes durante as filmagens, e a fala em questão também causou polêmica. O ator inicialmente se recusou a fazer o discurso, considerado por ele um completo absurdo – até que finalmente cedeu, embora não sem antes gritar na cara de Scott e do roteirista .
“O roteiro é um lixo”, teria dito Crowe (via Espinof). “Mas eu sou o melhor ator do mundo, então posso fazer uma ótima atuação mesmo com esse roteiro horrível”.
Obviamente não falta autoconfiança ao ator e ele acabou acertando – embora poucos fãs provavelmente concordassem com ele em sua avaliação do roteiro (também indicado ao Oscar).
Fonte: adorocinema