Novo Hyundai Ioniq 3 chega para ser o terror da Tesla com preço baixo
O Hyundai Ioniq 3 está chegando! Um carro elétrico compacto e barato, com autonomia de até 586 km e muita tecnologia para brigar com a Tesla.
O Hyundai Ioniq 3 é a nova grande aposta da marca sul-coreana para popularizar os carros elétricos de vez.
Posicionado como um modelo compacto e acessível, ele promete entregar tecnologia de ponta e, o mais impressionante, uma autonomia que pode chegar perto dos 600 km com uma única carga, um número excelente para sua categoria.
O carro, que já está em fase final de desenvolvimento, será apresentado oficialmente em setembro, durante o Salão do Automóvel de Munique, na Alemanha. A produção está programada para começar já no início do próximo ano.
Acompanhe o Garagem360 e saiba o que esperar desse lançamento!
Hyundai Ioniq 3: a estratégia para ser líder
A Hyundai não está para brincadeira no mercado de elétricos. Depois de ganhar prêmios e reconhecimento com modelos mais caros como o Ioniq 5 e 6, a meta agora é atacar os segmentos mais baratos.
Em entrevista ao portal britânico TopGear.com, o chefe da Hyundai na Europa, Xavier Martinet, revelou que a linha Ioniq já é a segunda marca de elétricos mais reconhecida no continente, ficando atrás apenas da Tesla.
Com o Ioniq 3 e o recém-lançado Inster, a marca quer ter uma cobertura completa do mercado. A princípio, a ideia é oferecer um carro menor que o Kona EV, mas com tecnologia superior e preço competitivo, atraindo um público que busca seu primeiro veículo elétrico sem abrir mão de inovação.
O que o novo elétrico da Hyundai vai oferecer?
O grande trunfo do Ioniq 3 será combinar uma plataforma moderna com números de fazer inveja a muitos concorrentes. Ele foi pensado para ser eficiente e acessível, utilizando uma arquitetura de 400 V, que ajuda a reduzir o custo final.
- Plataforma: a mais recente da marca para elétricos, compartilhada com o Kia EV3.
- Baterias: terá duas opções de tamanho, com 58,3 kWh ou 81,4 kWh.
- Autonomia (ciclo WLTP): aproximadamente 418 km na versão de entrada e incríveis 586 km na de maior alcance.
- Produção: enfim, será fabricado na Turquia, uma estratégia para cortar custos e tornar o preço final mais agressivo no mercado europeu.
Um carro definido por software
Seguindo a tendência iniciada pela Tesla, o Hyundai Ioniq 3 será um “veículo definido por software”. Isso significa que ele funcionará quase como um smartphone sobre rodas.
O carro terá um sistema operacional próprio da marca, batizado de Pleos, e poderá receber atualizações remotas (pela internet) para melhorar seu desempenho e adicionar novas funções.
Essa abordagem permitirá que o carro ofereça compatibilidade com o novo Apple CarPlay Ultra e uma interface totalmente personalizável. Além disso, a Hyundai poderá oferecer recursos extras que os proprietários poderão comprar e ativar sob demanda, mantendo o carro sempre atualizado.
Veja na sequência: Hyonix? Onix e HB20 viram irmãos; veja como pode ser o novo Chevrolet com alma Hyundai
O Ioniq 3 chega com a missão de ser um divisor de águas para a Hyundai. Ele combina os três pilares que o consumidor busca em um elétrico: preço acessível, grande autonomia e um pacote tecnológico focado no mundo digital. Ou seja, é a receita perfeita para desafiar a concorrência e acelerar a transição para os veículos elétricos.
E você, o que acha da proposta do Hyundai Ioniq 3? Acredita que ele tem o que é preciso para popularizar os elétricos? Comente abaixo!
Escrito por
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.
Escrito por
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.
Fonte: garagem360