O Mato Grosso ganha destaque no cenário audiovisual com o edital Cinemotion de Produção Audiovisual – edição Lei Paulo Gustavo (LPG), promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). A iniciativa financia diversas produções locais, incluindo animação, documentário e ficções premiadas.
Entre os projetos, “Cinco Tipos de Medo” teve sua estreia no 53º Festival de Gramado, conquistando quatro prêmios, incluindo Melhor Filme. Dirigido pelo cuiabano Bruno Bini, o longa também recebeu prêmios de Melhor Roteiro, Melhor Montagem e Melhor Ator Coadjuvante para Xamã. O filme retrata cinco vidas conectadas pela violência no Jardim Novo Colorado, em Cuiabá, em 2007, com Bella Campos no papel principal.
“Ensaio Sobre a Verdade”, filmado em Primavera do Leste e Poxoréu, acompanha a relação intensa entre pai e filho em uma casa isolada, dirigido por Wanderson Lana e estrelando Luciano Bortoluzzi, Dionathan Pessoni, Enivaldo Kanazokema e Virginia Cavendish.
Já “Mãe Bonifácia” foi gravado em Sorriso, com participação regional de artistas como Ivan Belém e Eloá Pimenta, e protagonizado por Zezé Motta. O filme conta a história da mulher negra alforriada que contribuiu para a luta contra a escravidão em Cuiabá, no século 19.
O longa “O Menino que Carregava Água na Peneira”, dirigido por Daniel Leite Almeida, foi o primeiro a ser rodado no Vale do Araguaia e segue a trajetória de um garoto em busca de sua identidade e do sonho de ser escritor, com J. Astrevo no elenco.
O documentário “Somos Tereza” narra a vida de Tereza de Benguela, líder do Quilombo Quariterê, e teve gravações em Vila Bela da Santíssima Trindade, envolvendo mulheres da comunidade e a atriz Zezé Motta. O projeto já está na fase de montagem, sob direção de Oz Ferreira e Danielle Bertolini.
A animação “De amor e Liberdade” retrata a revolta conhecida como A Rusga no Período Regencial, abordando um amor impossível em meio à violência. Dirigida por Tati Mendes, a obra destaca elementos históricos da então Província de Mato Grosso.
Com um investimento total de R$ 16 milhões, o edital da Lei Paulo Gustavo também viabiliza quatro minisséries locais: a animação “Florifluto”, o documentário “Gente do Xingu” e as ficções “Fica Perto” e “Portão do Inferno – Casos Arquivados”.
Fonte: cenariomt