Gilberto Gil e Chico Buarque, dois dos maiores nomes da música brasileira, notificaram a gravadora da artista Paz Lenchantin por suposto plágio musical da canção “Cálice”. A notificação foi feita por meio da Sony Publishing.
LEIA MAIS:
> Gilberto Gil reinicia a turnê “Tempo Rei” em setembro com direito a data extra em Salvador; saiba quando
> Da Vagabanda ao “Tempo Rei”, Marjorie Estiano confessa que ficou insegura por cantar ao lado de Gilberto Gil: “Inesperado”
> Tyler, The Creator pagará R$ 250 mil a Gilberto Gil após usar música sem autorização
A assessoria de imprensa de Gil confirmou a denúncia à CNN Brasil. Há indícios de que a melodia da música “Hang Tough”, lançada por Paz Lenchantin em 18 de agosto, como parte do álbum solo“Triste”, apresenta semelhanças com o clássico “Cálice”.
O videoclipe de “Hang Tough” foi publicado no YouTube, onde rapidamente surgiram comentários de ouvintes brasileiros notando a semelhança entre as duas músicas. “Isso é plágio de ‘Cálice’, de Chico Buarque”, escreveu um internauta. Outro brincou: “Pai, afasta de mim este plágio… que eu, particularmente, curti”, em referência à famosa letra da canção original. É claro que houve também “invasão” nos comentários das demais redes sociais.
A música “Cálice”, escrita por Chico e Gil em 1973, foi censurada pela ditadura militar no Brasil e só liberada oficialmente cinco anos depois, em 1978. Seu lançamento ocorreu no álbum Chico Buarque, com participação de Milton Nascimento, que interpretou os versos de Gilberto Gil. A canção tornou-se um marco da música de protesto brasileira e um símbolo da luta contra a censura artística e a repressão.
Este caso reacende o debate sobre direitos autorais na música, influência musical e os limites entre inspiração e plágio. Ainda não há declaração oficial de Paz Lenchantin ou de sua gravadora sobre a notificação até o momento.
Fonte: portalpopline