CNH sem autoescola também vai acabar com a prova prática do Detran?
Entenda a proposta do governo que pode acabar com a obrigatoriedade de autoescola para tirar a CNH. A prova prática do Detran será mantida, e o processo de aprendizado se tornará mais flexível.
A obrigatoriedade de frequentar aulas em autoescolas para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está com os dias contados. O governo federal está com uma proposta em análise na Casa Civil para tornar as aulas teóricas e práticas facultativas, com o objetivo de reduzir custos e facilitar o acesso ao documento.
Mas, se a autoescola não for mais obrigatória, o que acontece com a prova prática do Detran? Ela também vai acabar?
A Prova Prática continua sendo obrigatória
Tanto a prova teórica, quanto a prova prática continuam sendo obrigatórias. O que muda, na verdade, é a forma como o candidato se prepara para esses exames.
Em vez de ser obrigado a cumprir as 20 horas mínimas de aulas práticas em um Centro de Formação de Condutores (CFC), o futuro motorista terá a liberdade de escolher seu método de aprendizado. Ele poderá, por exemplo, contratar um instrutor autônomo credenciado pelo Detran, que não precisa estar vinculado a uma autoescola, ou até mesmo se preparar de forma autodidata.
Para as aulas práticas, ele poderá contratar um instrutor credenciado pelo Detran.

Entenda:
- Aulas facultativas:A principal mudança é a eliminação da obrigatoriedade da carga horária mínima em autoescolas, tanto para as aulas teóricas quanto para as práticas.
- Aprendizado flexível:Os candidatos poderão estudar de forma autônoma, através de cursos online credenciados ou com o apoio de motoristas autônomos, e podem até mesmo aprender com familiares ou conhecidos em ambientes controlados.
- A prova prática será mantida:Mesmo sem a obrigatoriedade de aulas em autoescola, os exames práticos e teóricos continuarão a ser exigidos e precisam ser aprovados para a emissão da CNH. ]
O modelo ainda está em estudo, e as regras detalhadas sobre como funcionará o processo para quem optar por não frequentar a autoescola ainda serão divulgadas.
O que se sabe é que o governo pretende fornecer materiais de estudo para a prova teórica e manter a avaliação do Detran como a etapa final e decisiva para garantir que o candidato possui as habilidades e o conhecimento necessários para dirigir com segurança.

Por que a mudança?
A principal motivação por trás da proposta é a redução de custos para o cidadão. De acordo com o Ministério dos Transportes, o valor da CNH pode ser até 75% mais baixo, já que grande parte do custo atual do processo (cerca de 80%) vai para as autoescolas. A medida busca tornar a habilitação mais acessível, especialmente para pessoas de baixa renda.
Outro ponto importante é a flexibilização. Ao permitir que os candidatos estudem e se preparem no seu próprio ritmo, a proposta visa desburocratizar o processo e dar mais autonomia ao futuro motorista.
A prova prática do Detran continua sendo a garantia de que, independentemente do método de aprendizado, o condutor está apto a circular nas vias.
Na sua opinião, o fim da obrigatoriedade das autoescolas vai melhorar ou piorar a qualidade dos novos motoristas? Deixe seu comentário
Leia tamém: Quando começa a valer a lei da CNH sem auto escola? Veja o que já sabemos
Escrito por
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
Escrito por
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
Fonte: garagem360