O Revalida 2025/2 estabeleceu a nota de corte da primeira fase em 61 pontos de um total de 100. A pontuação corresponde à soma dos acertos nas provas objetiva e discursiva, que serão aplicadas em 19 de outubro, conforme edital divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O Inep reforça que não haverá arredondamento ou equivalência percentual na correção. Para avançar à segunda etapa, que envolve a avaliação de habilidades clínicas, os candidatos também precisarão ter a documentação de conclusão de curso de medicina no exterior validada pela equipe do instituto. Um edital específico será publicado para essa fase.
Objetivo do exame
O Revalida é voltado a médicos formados no exterior, brasileiros ou estrangeiros, que desejam atuar no Brasil. O exame tem como finalidade verificar competências e conhecimentos necessários ao exercício da medicina alinhados ao Sistema Único de Saúde (SUS), assegurando a qualidade no atendimento.
Provas
A primeira fase ocorrerá em todas as unidades da federação e no Distrito Federal. A estrutura do exame segue a Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, abrangendo áreas como clínica médica, cirurgia, pediatria, ginecologia e obstetrícia, além de saúde coletiva.
Cronograma da primeira fase
- Cartão de confirmação de inscrição: 9 de outubro;
- Aplicação da prova: 19 de outubro;
- Envio da documentação comprobatória: 20 a 24 de outubro;
- Resultado da análise documental: 17 de novembro;
- Resultado dos recursos: 5 de dezembro.
Sobre o Revalida
O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos é realizado duas vezes ao ano e composto por duas etapas: uma teórica e outra prática. Ambas são aplicadas de forma interdisciplinar, cobrindo as cinco principais áreas da medicina.
Fonte: cenariomt