Cinema

Miguel Falabella apresenta filme em preto e branco no Festival de Gramado: entrevista sobre recomeços

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Enquanto o se encaminha para os dias finais, diversos artistas celebrados da televisão e do cinema já passaram pelo tapete vermelho. Neste ano, comanda, ao lado de , o longa , que está na competição pelo Kikito. Filmado em preto e branco, o filme é estrelado por , , e .

Em entrevista ao AdoroCinema, Falabella contou sobre o desafio da adaptação: Querido Mundo é uma versão para as telas da peça de mesmo nome, escrita por ele em parceria com . “Você precisa ter um conceito muito claro do que quer como filme porque são linguagens completamente diferentes. Eu, nesse filme específico, sabia que precisava de uma atmosfera claustrofóbica que, obviamente, deixa clara a origem teatral”, nos disse.

Querido Mundo é filme sem cor em meio aos escombros

Na trama, acompanhamos a história de Elsa (Malu Galli) e Oswaldo (Eduardo Moscovis), duas pessoas em momentos infelizes de suas vidas que acabam se encontrando nos escombros de um prédio: os dois têm apartamentos em uma construção inacabada e, por motivos distintos, precisam se mudar para lá em meio às obras. O cenário quebrado tem tudo a ver com o estado emocional dos protagonistas.

“Essas pessoas no meio dos escombros mostram que é possível recomeçar a vida a partir de ruínas, que é uma metáfora para tantas situações que a gente vê no mundo”, analisa Falabella. Para isso, o cineasta tomou uma decisão artística ousada: filmar quase tudo em preto e branco. “O que me levou a essa escolha é uma frase da personagem da Malu em que ela diz: ‘O meu mundo não é colorido, como a gente vê no Atlas quando é criança, cheio de mares e possibilidades. O meu mundo é enevoado e chove muito’”, explica.

2025 word3

O2

Aos poucos, diz o diretor, o amor e o afeto vão trazer cor de volta a vida dos personagens – para compor Elsa, Malu Galli usou justamente dessa transição gradual. “As primeiras cenas da Elsa são muito tristes, de uma mulher apagada, sem motivação. E aos poucos ela vai encontrando alegria, o riso. Primeiro, começa a rir dela mesma, da própria tragédia. Eu acho que quando isso acontece é de que a gente está se recuperando, né?”, explica a atriz.

Com a chegada de Oswaldo, Elsa começa a mudar seu olhar para o mundo. “Ela olha para aquele homem e vai entendendo que ele veio como uma segunda chance. Não só ele, mas o que traz junto, né, assim, que é a possibilidade de uma parceria, de finalmente ter alguém para seguir junto. Foi muito bom poder filmar assim”, conclui Malu.

Assista à entrevista:

Querido Mundo ainda não tem data de estreia confirmada no cinema.

Fonte: adorocinema

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.