Carros chineses invadem o Brasil: confira a lista com 15 marcas que chegam até o fim de 2025
A invasão dos carros chineses é real e o Brasil terá 15 marcas até 2025. Conheça as principais, seus preços e os planos de fábrica no país
Os carros chineses chegaram de vez e estão mudando a cara do mercado automotivo no Brasil. Se você já se surpreendeu com a quantidade de modelos novos nas ruas, prepare-se, pois uma verdadeira avalanche de novas marcas está a caminho.
Até o final de 2025, a previsão é que 15 fabricantes da China estejam operando por aqui, segundo apuração do Poder360. Acompanhe o Garagem360 e veja mais detalhes!
Invasão dos carros chineses no mercado brasileiro
Essa chegada em massa não é por acaso. Atualmente, as marcas da China apostam forte em um mercado que busca inovação, principalmente no setor de elétricos e híbridos.
Para mostrar que vieram para ficar, empresas como a GWM e a BYD estão investindo pesado em fábricas próprias no Brasil.
A fábrica da GWM, em Iracemápolis (SP), por exemplo, representa um investimento total de R$ 10 bilhões até 2032 e já está gerando empregos. Do mesmo modo, a BYD iniciou a produção em sua unidade na Bahia, com capacidade para montar 150 mil veículos por ano.
Quais marcas de carros chineses teremos no Brasil?
A princípio, o consumidor brasileiro terá um leque de opções nunca antes visto. Algumas marcas já são conhecidas, enquanto outras são novidades que prometem esquentar a concorrência.
A lista é grande e diversificada, com opções para todos os gostos e bolsos. Confira abaixo a lista completa das marcas que já atuam ou que desembarcam no país em breve:
- Já estão por aqui: GWM, BYD, CAOA Chery, JAC, Omoda & Jaecoo, GAC, Zeekr e Neta Potenza.
- Estão chegando: Leapmotor, SAIC, Changan, FAW Trucks, Dongfeng e BAIC.
Preços para todos os bolsos e impostos maiores
A variedade também se reflete nos preços. Os carros chineses mais acessíveis hoje partem de cerca de R$ 120 mil, como o elétrico JAC E-JS1 e o BYD Dolphin Mini. No outro extremo, marcas premium como a Zeekr oferecem modelos que se aproximam dos R$ 300 mil.
Curiosamente, essa expansão continua forte mesmo com o aumento do imposto de importação, que subiu para cerca de 20% e deve chegar a 35%. Isso mostra a confiança das fabricantes no potencial do mercado brasileiro.
Essa forte presença no Brasil faz parte de um movimento global. Segundo a Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis (CAAM), as exportações de veículos da China cresceram quase 13% em 2025, impulsionadas justamente pelos carros elétricos e híbridos.
Conta pra gente: o que acha dessa chegada em massa de marcas chinesas? Compraria um?
Confira: GAC GS3 pode estrear no Brasil com motor flex para enfrentar T-Cross, Creta e HR-V
Escrito por
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.
Escrito por
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.
Fonte: garagem360