O processo de venda de carros e motos em São Paulo acaba de ficar mais rápido. A Transferência Digital de Veículos (TDV), lançada em março de 2024 no app Poupatempo, agora também pode ser feita diretamente no portal do Detran-SP, e o tempo para concluir o procedimento pode ser de apenas um minuto.
VEJA TAMBÉM:
Com a novidade, o número de transferências digitais saltou de uma média de 147 para cerca de 400 operações diárias desde o final de junho.
O avanço é resultado de um sistema que combina inteligência artificial, criptografia e integração de bancos de dados, permitindo que o preenchimento seja automático e que a checagem de informações ocorra sem intervenção humana.
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
Para usar o serviço, o proprietário precisa ter conta prata ou ouro no GOV.BR e passar pelo reconhecimento facial via celular, etapa que evita fraudes. A TDV funciona todos os dias, das 6h às 22h, e pode ser feita pelo celular ou computador.
O impacto vai além da agilidade: segundo cálculos do Detran-SP e da Prodesp, a solução já gerou economia de R$ 23 milhões desde seu lançamento, considerando custos com deslocamentos, cartórios e atendimentos presenciais.
A inovação já rendeu prêmios, incluindo o Gartner Eye on Innovation Awards for Government 2024, colocando o Brasil novamente no mapa da tecnologia pública de destaque internacional.
O que mudou?
Agora, o processo deixará de ser tão burocrático e demorado, sem a necessidade de preencher o CRV manualmente, levar ao cartório para reconhecimento de firma, se deslocar até o Detran-SP ou Poupatempo, pagar taxas e ainda esperar dias até que a transferência fosse concluída. Sem falar nos custos extras com deslocamento e cópias autenticadas.
Com a Transferência Digital de Veículos, você não vai mais precisar passar por tudo isso. O processo é rápido, seguro e pode ser feito pelo celular ou computador em poucos minutos, sem sair de casa.
Fonte: autoo