O mês de agosto é marcado pelo movimento Agosto Dourado, que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação, destacando o leite materno como o alimento mais completo e essencial para o desenvolvimento dos bebês. Em Mato Grosso, o Banco de Leite Humano do Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá (HG) se destaca como referência nesse cuidado, oferecendo suporte, acolhimento e promovendo a solidariedade entre mães.
Somente no primeiro semestre de 2025, o Banco de Leite do HG coletou 282,1 litros de leite humano, dos quais 234,1 litros foram pasteurizados e distribuídos para 64 bebês receptores internados, principalmente recém-nascidos prematuros e de baixo peso que necessitam de cuidados intensivos. O leite coletado também beneficia o Hospital Santa Ângela, em Tangará da Serra, que recebe parte dos volumes pasteurizados.
Esse trabalho só é possível graças ao gesto generoso de 187 mulheres doadoras, que contribuíram com amor e empatia para salvar e fortalecer a vida de muitos bebês.
Além da coleta e distribuição do leite materno, o Banco de Leite Humano do HG mantém um trabalho contínuo de apoio às mães lactantes. No mesmo período, foram realizados:
· 400 atendimentos individuais;
· 292 visitas domiciliares para orientar e facilitar a doação;
· 193 atividades em grupo com mães e familiares.
Com mais de 20 anos de atuação, o Banco de Leite do HG já registrou em sua trajetória:
· 5.266 mulheres doadoras cadastradas;
· 30.156 atendimentos individuais;
· 7.928 visitas domiciliares;
· 6.644 litros de leite humano coletado;
· 6.104,8 litros pasteurizados;
· 6.774 atendimentos em grupo de recém-nascidos beneficiados com o leite doado.
De acordo com o coordenador do Banco de Leite Humano do HG, Marcus Vinicius de Carvalho, os números demonstram a importância do trabalho realizado e o impacto da solidariedade materna.
“Esses dados reforçam a importância da doação de leite humano e o impacto direto desse gesto de amor na vida de tantos recém-nascidos que precisam de cuidados intensivos. A maioria dos nossos receptores são bebês prematuros e de baixo peso, que não podem ser amamentados diretamente por suas mães. Cada mililitro doado faz diferença e pode salvar vidas”, ressalta Marcus.
O Agosto Dourado é, portanto, um momento de reconhecimento e de reforço da importância da amamentação, mas também de agradecimento a todas as mulheres que doam leite humano e ajudam a escrever histórias de esperança.
Seja uma doadora. Um frasco de leite pode alimentar muitos bebês e fazer a diferença entre a vida e a morte. Para mais informações sobre como doar, entre em contato com o Banco de Leite Humano do Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá pelo telefone (65) 3363-7035 ou WhatsApp: (65) 99601-1802.
Fonte: gazetamt