Boas Ações

Prefeitura de Cuiabá realiza doação de 200 kg de ração para ONGs e protetores de animais

Arquivo
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Bem-Estar Animal (BEA), contribuiu com algumas ONGs e protetores independentes por meio da doação de ração. A iniciativa vem sendo tratada com seriedade pela nova gestão, que tem se empenhado na busca de parceiros para ampliar as ações junto àqueles que já atuam acolhendo animais resgatados por abandono ou maus-tratos.

Em pouco mais de um mês, vários protetores receberam apoio com ração. Mantendo o foco do trabalho, na sexta-feira (8) foram entregues 100 kg de ração canina para a ONG Aliança com 4 Patas, que abriga 75 cães, e 100 kg de ração para gatos para o Orfanato Gataria da Lu e do Edu, que cuida de 148 felinos. Em ambas as instituições, o amor aos animais é o que faz a diferença: todos eles têm nome e história.

A despesa mensal da Aliança com 4 Patas é de R$ 15 mil, valor fixo que não inclui emergências com medicamentos ou atendimentos clínicos. Já no Orfanato Gataria, o custo médio mensal é de R$ 4 mil, também sem contabilizar situações inesperadas de saúde dos gatos.

Mesmo estando lindos, bem cuidados e a maioria castrados, conseguir um lar adotivo para eles é muito difícil, devido a preconceitos.

“Nessa vida de protetora só entra mesmo quem gosta. Apoio da Bem-Estar Animal assim a gente nunca teve. É a primeira vez que recebemos ração e vai fazer muita diferença. É o quantitativo para cinco dias de refeição do canil”, disse a presidente da ONG, Sandra da Silva Barbosa.

Ela também ressaltou o trabalho da nova diretoria da BEA: “Estou gostando muito do trabalho da Morgana (diretora da Bem-Estar Animal) e confiante desta vez. Ela, de fato, está fazendo pela causa animal. O apoio que estamos tendo é visível, é outra vida para os animais”.

Luciana Bergara e Eduardo Amato, do Orfanato Gataria, também destacaram o apoio da BEA pela condução das ações em favor dos animais. “Nossa, muito feliz pela contribuição da BEA e mais ainda pela possibilidade de ajudar na castração dos animais que ainda não foram castrados e que tanto precisam. Só agradecer e que continue lutando, a causa é de todos”, disse Luciana.

Para ser beneficiado, o processo é simples. “É só se cadastrar e preencher o formulário, que está sendo aplicado pela primeira vez e está funcionando, graças a Deus. A Bem-Estar Animal estará ajudando quem já faz um trabalho incrível para os animais. Conforme as parcerias aumentarem, mais poderemos atender”, afirmou Morgana Thereza Ens.

Além disso, mantém o mutirão de castração em parceria com o Hospital Veterinário da UFMT para atender ONGs e protetores independentes. Para os munícipes, a castração é liberada diariamente, sendo duas por dia.

ATENDIMENTO

O canal de atendimento da Bem-Estar Animal é pelo WhatsApp (apenas mensagens) no número (65) 99207-4318, que passou a operar de forma mais sistematizada para agilizar o serviço, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Ao acionar o contato, é enviada uma mensagem com opções numeradas de 1 a 8. Basta digitar o número do serviço desejado para que a demanda seja direcionada:

1 – Denúncia de maus-tratos

2 – Resgate (emergência/urgência)

3 – Projeto Castração 2025 (para munícipes)

4 – Mutirão de Castração 2025 (ONGs/protetores)

5 – Banco de doação (para doar ou receber)

6 – Quero adotar um animal

7 – Cadastro como protetor/ONG

8 – Atendimento clínico veterinário – não emergencial

#PraCegoVer:

A foto que acompanha o texto mostra o canil com vários cães recebendo atenção da diretora da Bem-Estar Animal e da presidente da ONG.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Autor: Eliana Bess
Foto: Erlan Aquino

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.