Única News
Da Redação
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SORP) e da Vigilância Sanitária, realizou uma fiscalização no bairro São Francisco. A ação ocorreu após uma denúncia sobre a criação irregular de porcos em um terreno na Rua das Hortências.
De janeiro a junho de 2025, a fiscalização municipal registrou mais de 500 ocorrências relacionadas a animais. O Código Sanitário e de Posturas do Município, em seu artigo 165, proíbe a criação de bovinos, equinos, suínos, ovinos, caprinos, aves e outros animais no perímetro urbano.
A denúncia no bairro São Francisco foi feita por uma moradora da vizinhança, utilizando o canal oficial Web Denúncias da Prefeitura. Ela relatou a existência de uma criação de porcos que gerava mau cheiro e a presença constante de moscas varejeiras. A denunciante mencionou ter crianças pequenas e que a situação estava afetando a saúde da família e vizinhos.
Durante a fiscalização, os técnicos confirmaram a veracidade da denúncia. A fiscal sanitária Giselde Marques Angreves Silva, da
Prefeitura de Cuiabá
Vigilância Sanitária em Cuiabá
Vigilância Sanitária, informou que o local apresentava condições insalubres, com fezes espalhadas e presença de vetores. Diante disso, foi determinada a retirada imediata dos suínos e a higienização completa do espaço.
A coordenadora técnica de Fiscalização Ambiental e de Posturas da SORP, Verônica Ten Caten, acrescentou que a área onde os animais eram mantidos não possui inscrição imobiliária na Prefeitura. Com o auxílio de vizinhos, os fiscais identificaram o responsável, que foi autuado.
Foi lavrado um auto de infração no valor de R$ 1.228,37 pela criação de suínos em área urbana. O infrator tem um prazo de 10 dias corridos para apresentar defesa administrativa, presencialmente, na sede da SORP.
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 – GRUPO 2 – GRUPO 3
Fonte: unicanews