Nesta quinta (31) e sexta-feira (1º), aconteceu o XV Encontro de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do polo regional, no auditório da UniCathedral. Promovido pela Prefeitura de Barra do Garças, em parceria com a Associação dos Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Estado de Mato Grosso (ACT/MT), o evento contou com uma programação voltada à discussão e à valorização dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes.
Durante o encontro, foram realizadas palestras e rodas de conversa para promover a integração dos profissionais e o compartilhamento de experiências relacionadas aos desafios enfrentados na proteção à infância e adolescência. “O encontro foi essencial para refletirmos sobre nossa missão, fortalecermos a atuação conjunta e aprimorarmos nosso conhecimento”, destacou a conselheira e coordenadora do polo de Barra do Garças, Katiuscia Alves.
A abertura do evento contou com a presença de autoridades como o promotor de Justiça da Infância e Adolescência, Dr. Wellington Petrolini Molitor; o capitão da Polícia Militar, Sileimann Campos; a delegada da Polícia Civil, Dra. Janira Laranjeira; além do presidente da ACT/MT, Nelson de Farias.
Também participaram do evento conselheiros tutelares e de direito, vereadores, profissionais da saúde, da educação e da assistência social, demais representantes da segurança pública e demais atores do Sistema de Garantia de Direitos dos municípios de Barra do Garças, Pontal do Araguaia, Araguaiana, General Carneiro, Torixoréu, Ribeirãozinho e convidados de Aragarças-GO.
O presidente da ACT/MT, Nelson de Farias, lembrou que a associação tem como missão a valorização dos profissionais da área. “Mais que defender os interesses da categoria, nosso papel é fomentar espaços de diálogo e formação contínua, que contribuam para um atendimento cada vez mais eficiente e humano às crianças e adolescentes de Mato Grosso”, afirmou.
Ao longo dos dois dias de evento, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar debates sobre o papel do conselheiro tutelar, políticas públicas, rede de apoio e estratégias para fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos, unindo forças para avançar em políticas públicas eficazes e promover um futuro mais digno para nossas crianças e adolescentes.
Fonte: cenariomt