CENÁRIO AGRO

Romã e Alecrim: Conheça o Poder do Curativo Líquido Natural que Imita a Estrutura da Pele

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Uma equipe de pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desenvolveu um curativo líquido à base de polivinilpirrolidona (PVP) com extratos naturais de casca de romã e alecrim.

Aplicado de forma pastosa, o curativo seca rapidamente e forma um filme protetor nas lesões na pele, inibindo o crescimento de microrganismos. A formulação é composta por solventes verdes, como água e etanol, e concentrações de compostos fenólicos, conhecidos pela sua ação antimicrobiana e antioxidante.

Enquanto curativos convencionais enfrentam diversas limitações, como baixa capacidade antimicrobiana, necessidade de trocas frequentes, reduzida biodegradabilidade e maiores riscos de infecção, o curativo criado pelos pesquisadores da Unicamp é de fácil aplicação, resistente à água e reduz o desconforto causado por solventes mais agressivos, além de ter baixo custo de produção.

A pesquisa é coordenada por Maurício Ariel Rostagno, professor da Unicamp, que desenvolve um sistema para permitir a caracterização da composição química de matérias-primas naturais de forma rápida, eficiente e com monitoramento em tempo real enquanto ocorre a produção de pequenas quantidades de extratos obtidos por meio do fracionamento dos compostos presentes.

O curativo líquido é sustentável, favorece a reutilização de resíduos agroindustriais e imita a estrutura natural da pele. Além disso, dispensa medicamentos adicionais com propriedades antimicrobianas, contribuindo para um tratamento mais acessível.

Atualmente, a tecnologia está com patente depositada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

*Sob supervisão de Victor Faverin

Fonte: canalrural

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.