O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira, 1º, que ordenou o deslocamento de dois submarinos nucleares para regiões estratégicas, em resposta a declarações do ex-presidente da Rússia, Dmitry Medvedev, sobre o poderio nuclear do país.
“Ordenei que dois submarinos nucleares fossem posicionados nas regiões apropriadas, caso essas declarações tolas e inflamadas sejam mais do que apenas palavras”, escreveu Trump em publicação na rede Truth Social.
A declaração ocorre depois de divergências entre Trump e Medvedev, atual vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia. Em uma publicação na quinta-feira, 31, Medvedev disse que continuará com suas ações na Ucrânia e ironizou a reação de Trump.
“Se algumas palavras de um ex-presidente da Rússia provocam uma reação tão nervosa do altivo presidente dos EUA, então a Rússia está fazendo tudo certo e continuará seguindo seu próprio caminho.”
Medvedev foi presidente da Rússia entre 2008 e 2012, época em que o atual presidente atuou como primeiro-ministro e manteve-se como principal líder do país.
Ele também mencionou o sistema soviético de retaliação nuclear automática ainda em operação na Rússia, conhecido como Dead Hand: “Sobre as economias mortas da Rússia e da Índia e esse território muito perigoso que ele menciona, que se lembre dos filmes preferidos sobre os mortos-vivos e do quão perigosa pode ser a lendária ‘Dead Hand’.”
Trump havia dado prazo para a Rússia
O atrito se intensificou depois de Trump declarar, na terça-feira, 30, que a Rússia teria “dez dias a partir de hoje” para aceitar um cessar-fogo na Ucrânia, sob pena de tarifas contra o país e seus compradores de petróleo.
A Rússia, que já apresentou condições próprias para uma negociação, não indicou disposição para cumprir o prazo anunciado por Trump.
Na mesma rede social, Trump também fez críticas diretas a Medvedev: “Diga a Medvedev, o fracassado ex-presidente da Rússia, que acha que ainda é presidente, para medir suas palavras. Ele está entrando em território muito perigoso!”
Fonte: revistaoeste