A produção brasileira de petróleo e gás natural alcançou um novo recorde em junho deste ano, conforme dados divulgados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
O volume total produzido chegou a 4,9 milhões de barris de óleo equivalente por dia, somando extrações no pré-sal, pós-sal e em poços terrestres.
No caso do petróleo, foram extraídos 3,757 milhões de barris por dia (bbl/d), representando um avanço de 2,1% em relação a maio e de 10,1% na comparação com junho de 2024. Já a produção de gás natural foi de 181,636 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d), crescimento de 5,4% frente ao mês anterior e de 20,9% sobre o mesmo período do ano passado.
Pré-sal em destaque
A produção no pré-sal também registrou marcas inéditas. Foram produzidos 3,860 milhões de barris de óleo equivalente por dia, alta de 1,5% em relação a maio e de 12,7% comparado a junho de 2024.
Os dados confirmam a consolidação do Brasil como um dos principais produtores globais de petróleo e gás natural, impulsionado sobretudo pelo desempenho das reservas no pré-sal.
Fonte: cenariomt