A Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT), por meio do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), concluiu nesta sexta-feira (15) uma etapa do Curso de Adaptação de Oficiais Complementares (CAOC), voltado para 50 bombeiros militares em fase de formação como oficiais.
Durante o treinamento, os participantes foram instruídos sobre procedimentos essenciais para o gerenciamento de ocorrências e a operacionalização de atendimentos, funções que deverão exercer em suas futuras designações.
Os oficiais também conheceram os serviços e ferramentas utilizadas diariamente pelos agentes de segurança pública no Ciosp, com destaque para o programa Vigia Mais MT, que integra tecnologias voltadas à proteção da população.
No encerramento das atividades, o secretário estadual de Segurança Pública, coronel César Roveri, ressaltou o papel estratégico dos novos oficiais, que integrarão o sistema de resposta emergencial em parceria com o Samu. “Ao assumirem postos de comando, os senhores e senhoras somarão com o Governo do Estado na prestação de serviços à população”, afirmou.
Com duração total de 1.300 horas/aula, o CAOC teve início em abril e segue até 2 de dezembro, quando os alunos serão promovidos ao posto de segundo tenente.
O comandante da Academia do Bombeiro Militar de Mato Grosso, tenente-coronel Mário Henrique Faro, explicou que a formação prepara os aspirantes para administrar unidades operacionais e gerenciar sessões nos quartéis, desempenhando atribuições administrativas e de liderança.
Fonte: cenariomt