CUIABÁ MATO GROSSO

Polícia apreende bebidas falsificadas no Shopping Popular de Cuiabá: operação revela falsificação no local

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Uma ação coordenada da Polícia Civil, Procon Estadual e Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe) resultou na apreensão de 444 garrafas de bebidas alcoólicas falsificadas ou de origem ilícita no Shopping Popular de Mato Grosso, em Cuiabá. A operação ocorreu na manhã de sexta-feira (25).

Quatro pessoas foram presas em flagrante por crime contra a saúde pública, sendo que duas delas também responderão por descaminho. A investigação foi iniciada após denúncia da Abrabe e conduzida pela Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), que identificou quatro estabelecimentos vendendo whisky e outras bebidas com sinais de falsificação.

Durante a operação, os agentes recolheram 379 garrafas com indícios de reenvase e falsificação, além de 65 unidades importadas de forma ilegal. Muitos produtos apresentavam rótulos e garrafas originais, mas com divergências em selos de IPI, tampas e embalagens, o que levantou suspeitas sobre sua autenticidade.

O delegado Rogério Ferreira destacou que os produtos poderiam ser facilmente confundidos com originais por consumidores desavisados. Segundo ele, o reenvase de bebidas é feito, na maioria das vezes, em ambientes sem controle sanitário, oferecendo riscos graves à saúde, como doenças gastrointestinais, cegueira e até morte.

Os envolvidos foram encaminhados à Decon, onde foram interrogados e autuados por crime contra a saúde pública, cuja pena pode chegar a oito anos de prisão, além do crime de descaminho, com pena de até quatro anos.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.