A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Segurança e Trânsito, mobilizou entregadores de delivery, donos de aplicativos de entrega, motociclistas e futuros condutores, para uma palestra de conscientização e promoção à segurança no trânsito. O evento aconteceu na manhã de hoje (25), na sala de cinema do Shopping Sinop e marcou o encerramento da campanha “Trânsito é vida, não corrida”.
O secretário da pasta, Wesney Sodré, explica que a condução de veículo sobre duas rodas é um problema do Brasil, em todas as cidades do país, e que merece uma atenção maior por parte do Poder Público e que a ação desenvolvida ao longo da semana, é uma das formas de conscientizar a classe sobre a importância de priorizar a vida.
“A condução do veículo sobre duas rodas é uma atenção nacional, não é um problema exclusivo de Sinop. No dia-a-dia a gente tem visto número impactantes, um alto índice de acidentes envolvendo, principalmente, esse tipo de veículo. Então se faz necessário que esse tema seja trabalhado com o alvo diretamente, buscando a conscientização, e, consequentemente, a redução do índice de acidente. É importante que cada condutor pilote ou dirija seu veículo consciente de que preservar a vida, é muito mais importante do que qualquer outra decisão. Chegar em casa seguro e poder compartilhar a vida com a família, é o maior bem que nós, seres humanos, podemos ter”, comentou o gestor.
Sandra Sousa de Oliveira, diretora do Departamento de Educação para o Trânsito (DET), explica que os índices de acidentes envolvendo motocicletas, está relacionado à alta velocidade. As motos são veículos que possibilitam uma agilidade no deslocamento e aumento rápido da velocidade, o que acaba se tornando um alvo para colisões com gravidade.
“O maior índice de acidentes e de sinistros em Sinop, é envolvendo motoqueiros, entregadores de delivery. Mas porque? Está relacionada à alta velocidade. A motocicleta possibilita transitar em uma velocidade maior que a dos carros e caminhonetes. Os entregadores ganham por entrega, então a velocidade está diretamente relacionada a seu retorno financeiro na execução do seu trabalho. Então o objetivo da secretaria é conscientizá-los de que a vida tem muito mais valor do que a corrida no trânsito”, disse.
Sandra destaca que a solução para os problemas enfrentados pelo município e pelos entregadores, é a adoção, diária e frequente, da direção defensiva. “A direção defensiva é antever um acidente e tomar medidas que evitem a colisão. Por exemplo, você está em alta velocidade e você avista à frente uma faixa de pedestre e você percebe que o pedestre quer passar, e então você entende que precisa reduzir a velocidade para que possa dar a preferência ao pedestre para que ele atravesse em segurança. Isso é direção defensiva. Ela precisa estar acompanhada da atenção”, comentou ela.
Higor Ajala é proprietário de uma empresa de aplicativo de entregas de delivery. Participou da campanha, incentivando a iniciativa e reforça que essas atividades deveriam ser ampliadas, para que a segurança no tráfego em nosso município, seja uma realidade para todos, principalmente para quem usa desse meio para o ganha pão.
“[essa ação] É muito importante para gente hoje, donos de aplicativos, ter uma reunião dessas com nossos entregadores. O trânsito de Sinop é um pouco complicado e a gente vê que essa medida é necessária que seja tratada um pouco mais rotineira. Que não seja somente hoje, mas que se siga tendo mais reuniões e mais atividades sobre isso, para que nosso trânsito melhore e todos tenham mais segurança ao usar”, comentou ele.
Weverton Silva é entregador de aplicativo há 13 anos e atualmente possui uma empresa que presta o serviço na cidade. No evento ele apoiou a ação da Prefeitura em se aproximar do setor e ouvir as demandas que os entregadores possuem, demonstrando o interesse do setor público em abraçar a causa em prol de um trânsido mais seguro.
“Eu trabalho com entregas há 13 anos e o mais interessante dessa campanha, é ver a equipe da Secretaria de Trânsito procurar a gente para saber a nossa dor, o que os motoboys passam no dia-a-dia. No evento hoje eles estão nos conscientizando sobre a importância de reduzir a velocidade e nos ajudar no tráfego do dia-a-dia”, expressou.
Ele ressalta que adequações nas vias é importante para garantir a segurança de quem usa, mas que o comportamento dos condutores é fundamental para reduzir os índices de acidentes.
“Algumas adequações no trânsito é importante para garantir a segurança dos entregadores no exercício de sua função, mas também que os demais condutores assumissem a direção defensiva, cumprindo os deveres básicos, como sinalizar com antecedência a conversão, que é a razão que mais causa acidente em Sinop”, disse.
Campanha
A campanha iniciou na quarta (23), com a realização de uma blitz educativa, das 8h às 9h, na avenida André Maggi, em frente ao antigo Shopping Carandá. A ação foi desenvolvida pela Guarda Civil Municipal (GCM) e abordou os motociclistas e entregadores de delivery, com a finalidade de conscientizá-los sobre a importância de se obedecer as sinalizações e adotar a direção defensiva.
Na quinta-feira (24), outra blitz educativa foi realizada. Desta vez, na avenida das Embaúbas, no contorno da Praça da Bíblia, no Centro, das 16h às 17h. E hoje, sexta-feira (25), aconteceu uma palestra com a presença dos entregadores e motociclistas, na sala de cinema do Shopping Sinop.
“Ao longo da semana realizamos algumas atividades, como blitz educativas e hoje, estamos com essa palestra mobilizando os entregadores e motociclistas, promovendo uma orientação e conscientização deles sobre a importância de promover a segurança no trânsito, apontando os cuidados que eles precisam ter ao pilotar o veículo”, finalizou Sandra.
Fonte: cenariomt