O custeio da safra 2025/26 de algodão em Mato Grosso foi estimado em R$ 10.647,25 por hectare no mês de junho. O valor representa uma leve queda de 0,17% em relação a maio, influenciado principalmente pela redução nos gastos com micronutrientes (-1,35%) e corretivos de solo (-0,72%). Apesar da retração, o custeio da temporada futura segue como o segundo maior da série histórica registrado em Mato Grosso.
Mesmo com a queda pontual, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o cenário ainda impõe que o produtor esteja atento às oportunidades geradas pela queda nas cotações dos insumos, especialmente no que se refere à relação de troca (RT).
Em junho, a RT com os fertilizantes sulfato de amônio (SAM) e cloreto de potássio (KCL) apresentou melhora, ficando 10,95% e 21,26% abaixo da média dos últimos anos. Foram necessárias, em média, 13,96 arrobas e 17,25 arrobas de pluma para adquirir uma tonelada de cada produto, respectivamente.
O Imea pontua que “o produtor deve monitorar os fatores atuais que podem pressionar o preço da pluma, já que se ocorrer desvalorizações mais acentuadas a RT pode ser impactada”.
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Dia de Ajudar Mato Grosso e receba notícias em tempo real.
Fonte: canalrural