MATO GROSSO SINOP

Hepatite Viral: Simpósio em Sinop destaca integração entre teoria acadêmica e prática ambulatorial

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O Simpósio de Hepatites Virais promovido pelo Serviço de Atendimento Especializado (SAE), da Prefeitura de Sinop, e a Liga Acadêmica de Gastroenterologia e Hepatologia (Lagh) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Sinop, hoje (25), no auditório da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), se tornou referência para região norte do estado, por conseguir unir a técnica acadêmica e a prática médica ambulatorial, no mesmo ambiente. A análise é feita pela coordenadora Estadual de Hepatites Virais, doutora Regina Mary Nascimento.

“Muito positiva a realização do 1ª Simpósio de Conscientização sobre Hepatites Virais, na região do Teles Pires. É uma região promissora, pois temos bastantes casos de hepatite. É muito louvável a realização desse evento, porque traz visibilidade às problemáticas das hepatites a nível de região, o que acaba refletindo, também, a nível estadual. Então é uma iniciativa louvável que reúne academia e serviço, andando juntas, em prol do combate às hepatites virais, conscientização e combate, nesse julho amarelo”, comentou.

O médico especialista, Walter Esteves, coordenador do SAE de Sinop, foi um dos palestrante do dia e e idealizador do evento. Ele compartilha que o simpósio é uma necessidade regional e que busca simplificar a transmissão de informação para os profissionais da região do Vale do Teles Pires, que precisam lidar dia após dia com essa infecção.

“Como a hepatite viral ainda é um problema de saúde pública, é preciso focar na prevenção e controle dessa infecção, por isso pensamos no simpósio. Para ampliar a informação sobre ele, para que os profissionais tenham mais informações e mais acesso às possibilidades de fazer o diagnóstico e de fazer o tratamento”, disse.

Esteves complementa ainda que o simpósio servirá como banco de dados, fonte de pesquisa, para ajudar o município a traçar planos para alcance, dignóstico e tratamento de pacientes acometidos pela doença. “Aqui temos profissionais da Secretaria de Saúde de Sinop, nos trazendo dados epidemiológicos, para que possamos traçar metas para conseguir reduzir a infecção e controlar aqueles pacientes que já estão infectados, dando o tratamento adequado e oportuno”, explicou.

Maiara Musskopf é médica gastroenterologista e professora do curso de medicina da UFMT e, palestrou no evento com tema focado no diagnóstico e rastreamento das hepatites virais, demonstrando a efetividade e necessidade da ampliação das testagens, no combate da infecção. Para ela, o evento só tem a contribuir com a pesquisa sobre o tema e a melhoria do tratamento para população.

“Toda vez que nós associamos a parte universitária ou acadêmica, junto com a secretaria de saúde , o SAE, isso engrandece e enriquece a possibilidade de a gente discutir com a população, a possibilidade de discutir, principalmente, com os profissionais de saúde para entender sobre esse tema tão importante que é uma doença silenciosa”, explanou.

Como presidente da Lagh e acadêmico do curso de medicina, Ricardo Pereira comemora a realização do evento. Para ele é uma conquista para Sinop e região sediar um evento de tamanha importância no âmbito acadêmico e ambulatorial.

“É um prazer para nós da Lagh fazer essa parceria com a Prefeitura de Sinop, porque foram duas frentes que se uniram. A frente técnica e a frente acadêmica, conseguindo, juntas, realizar esse evento que é muito importante, tanto para nós alunos, no quesito conhecimento, como para os profissionais no quesito aperfeiçoamento. Com esse evento a gente conseguiu trazer todo o conhecimento técnico acadêmico de nossos professores, somado ao apoio da equipe do SAE, com profissionais que trazem e compartilham a prática, para esse tema tão significativo para o Vale o Teles Pires”, disse.

Gustavo Yamazaki, estudante do curso de medicina da UFMT, ressalta que o simpósio serviu para esclarecer aos alunos, temas relacionados à hepatite viral, que nem sempre é possível acessar dentro da sala de aula, com as literaturas disponíveis, o que tornou o evento enriquecedor para os alunos que estão em formação.

“Este simpósio está sendo muito proveitoso. Os professores são muito entendidos do assunto e dão o tema de uma forma muito clara, muito objetiva, o que nos promove um grande aprendizado, haja visto que é um tema importante nacional e internacionalmente. As palestras elucidaram muito sobre tema, assuntos que muitas vezes não conseguimos alcançar na teoria, dentro da faculdade, aqui é a prática”, expressou ele.

O evento é a primeira edição e reuniu profissionais da rede municipal e estadual de Saúde, profissionais da iniciativa privada de saúde, docentes de medicina e acadêmicos também da área da saúde. O simpósio aconteceu durante todo o dia desta sexta-feira (25), na Unemat, campus Sinop.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.