Pescuma, Henrique e Claudinho são conhecidos pelo destaque que ganharam ao adotarem o rasqueado cuiabano como carro-chefe em seus shows. O que pouca gente sabe é que a matriz musical deste trio é sertaneja. A viola caipira e o violão são instrumentos básicos em suas canções e, por isso, eles foram escolhidos para compor uma reportagem na revista National Geographic.
Na última sexta-feira (11), uma equipe da revista esteve em Cuiabá para entrevistá-los. Em algumas páginas da publicação mensal, os músicos vão poder contar as histórias deles. O Primeira Página acompanhou um pouquinho do que foi a entrevista.
O objetivo da reportagem é abordar o mundo sertanejo no Brasil e tudo que envolve esse gênero. Apesar do trio ser mais popular por causa do rasqueado, ritmo tradicional de Mato Grosso, eles foram escolhido pela ligação que tem com o sertanejo raiz.
Mac Margolis, repórter americano, que vive há 41 anos no Brasil, é o responsável por contar essa história. “Eu vi que o sertanejo é o estilo de música mais ouvido no país. Digamos que é a trilha sonora do Brasil do campo, do zona rural, então não é só a música sertaneja, mas a cultura sertaneja, queríamos entender esses laços”, explica Mac, que já esteve em Goiânia entrevistando outros músicos.
A fotógrafa Luisa Dörr foi quem registrou os momentos para a revista e afirma que foram únicos. “Queremos trazer o sertanejo raiz, mas também falar que hoje em dia o sertanejo é muito urbano, então estamos tentando cobrir todos esses aspectos, por isso que essa foto aqui é muito legal, porque é uma foto que a gente não vai repetir com nenhuma outra pessoa, tanto pela importância cultural mato-grossense quanto pela estrutura do espaço”, disse.
Ver essa foto no Instagram
Para o trio, é uma honra serem reconhecidos por um veículo de repercussão internacional.
“Estamos nos sentindo nas nuvens, porque a cultura do nosso estado vai ser mostrada no mundo inteiro. As pessoas vão poder conhecer o que tem em Mato Grosso, o que toca aqui”, relata Henrique Neto.
“É uma alegria ter sido escolhido por eles. Vamos divulgar nosso estado, a nossa cultura e o nosso rasqueado”, declara Benedito Donizete, conhecido como Pescuma.
Apesar de não ter data definida para ser publicada, a estimativa é que a reportagem esteja disponível ainda este ano na National Geographic, de forma impressa e online.
Pescuma, Henrique e Claudinho
Conhecidos como embaixadores do rasqueado, o trio foi formado após sugestão de Zezé di Camargo e possui uma trajetória de 36 anos, marcada pela valorização da música tradicional de Mato Grosso. Os músicos também têm uma grande conexão com o sertanejo modão, estilo musical que primeiro tiveram contato, em princípio.
National Geographic
Fundada em 1888, a organização utiliza de plataformas digitais, televisivas e impressas para compartilhar conhecimento em diversas áreas, científicas e culturais, com objetivo de inspirar o interesse pelo mundo em que vivemos.
Fonte: primeirapagina