Cidadania

PIX chama atenção nos EUA e governo americano investiga

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O PIX, sistema de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central do Brasil, se tornou referência internacional — e, agora, alvo de preocupação no exterior.

O governo dos Estados Unidos abriu uma investigação comercial que, segundo especialistas, pode estar diretamente relacionada ao crescimento e impacto do PIX no setor de pagamentos globais.

A investigação foi aberta pelo governo americano no dia 15 de julho, ainda sob a influência de diretrizes iniciadas durante a gestão do ex-presidente Donald Trump. O documento oficial cita preocupações com “serviços digitais e de pagamentos eletrônicos oferecidos por Estados nacionais”, sem citar nominalmente o PIX. No entanto, como o PIX é o único sistema brasileiro gerido pelo Estado nessa categoria, especialistas apontam que ele está no centro do debate.

Leia também: Educação financeira: o caminho para sair das dívidas e alcançar estabilidade

Segundo analistas, a medida reflete preocupações comerciais e tecnológicas, especialmente em relação à concorrência com grandes empresas de cartão de crédito americanas, como Visa e Mastercard, além de big techs como Google e Apple, que também atuam no setor de pagamentos.

Por que o PIX incomoda?

Brasília (DF), 16/01/2025 - Aplicativo bancário para pagamento financeiro em pix. Foto: Bruno Peres/Agência BrasilBrasília (DF), 16/01/2025 - Aplicativo bancário para pagamento financeiro em pix. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
Por Que O Pix Incomoda? Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

Gratuito para pessoas físicas e com custo baixo para empresas, o PIX ganhou popularidade no Brasil e começou a ser observado com atenção por outros países.

Com mais de 160 milhões de usuários e bilhões de transações por mês, o sistema tem causado impacto direto no uso de cartões de crédito e boletos bancários — setores dominados por empresas internacionais.

O avanço do PIX Internacional, que pode facilitar pagamentos entre países, e o debate dentro dos países do BRICS sobre alternativas ao dólar no comércio exterior, acendem alertas nos EUA.

O que isso significa para o Brasil?

O que isso significa para o Brasil?O que isso significa para o Brasil?
O Que Isso Significa Para O Brasil?

Mesmo com a investigação, o PIX segue operando normalmente e continua sendo um símbolo de inovação brasileira. Para o cidadão, nada muda no uso do sistema — mas o episódio mostra como o Brasil passou a influenciar o cenário financeiro global.

Além disso, a situação reacende o debate sobre soberania digital e a capacidade de países emergentes desenvolverem tecnologias próprias que rompem com a dependência de grandes conglomerados estrangeiros.

O PIX, mais do que um meio de pagamento rápido e gratuito, se tornou uma ferramenta de poder no cenário econômico mundial. A atenção que o sistema tem despertado, inclusive nos Estados Unidos, mostra que o Brasil está no caminho certo ao investir em soluções digitais próprias, com foco na inclusão financeira, acessibilidade e soberania.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.