A produtora rural Rita Hachiya, do Sítio Vila Láctea, localizado no Assentamento Jonas Pinheiro em Sorriso, conquistou três medalhas no VIII Prêmio Queijo Brasil – Festival Nacional do Queijo, realizado de 10 a 13 de julho em Blumenau (SC). Ela foi premiada com prata pelo doce de leite artesanal, prata no queijo frescal e bronze no cabacinha, entre mais de 2.200 inscritos de todo o país.


O resultado consagra o trabalho da agricultura familiar Mato Grosso e foi viabilizado com o apoio do Clube Amigos da Terra (CAT) Sorriso, via projeto Cultivando Vida Sustentável. A iniciativa oferece suporte técnico, articulação logística para participação em eventos e fortalecimento de marcas locais.


Segundo Rita, o diferencial está no cuidado em cada etapa da produção. “Utilizamos leite de qualidade, de vacas bem tratadas. Cada peça carrega a tradição da nossa família”, disse. O CAT Sorriso ressalta que a premiação simboliza o fortalecimento da agricultura familiar, agregando valor ao produto e incentivando novas produtoras a buscarem mercados mais amplos.
O projeto Cultivando Vida Sustentável, realizado pelo CAT Sorriso com apoio do IDH e da Cargill, investe em capacitação técnica, incentivo à agroindustrialização e valorização de produtos artesanais.
Fonte: cenariomt