O Estádio Passo das Emas foi palco, na noite desta quinta-feira (10), da cerimônia de abertura dos Jogos Estudantis Mato-grossenses, que nesta edição reúne em Lucas do Rio Verde mais de 1.200 estudantes de 15 a 17 anos, representantes de 42 municípios do estado. Foram colocadas cadeiras no gramado sendo tomadas por atletas, professores e lideranças esportivas que prestigiaram uma abertura marcada por emoção e espírito de união.
O prefeito em exercício Joci Piccini deu as boas-vindas aos participantes e destacou a tradição de Lucas do Rio Verde na realização de grandes eventos esportivos. “Lucas já está preparado e acostumado com isso. Esses jogos, voltados a jovens que já têm uma trajetória mais profissional no esporte, trazem inspiração, amizade e conhecimento. E isso é muito importante para o crescimento de cada um”, afirmou Joci. Ele elogiou o trabalho da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, que promove atividades constantes para todas as idades no município. “Essa Secretaria é movida por emoção”, resumiu.
Responsável pela organização local do evento, o secretário municipal de Esporte e Lazer, André Matto, reforçou a confiança do Estado na estrutura oferecida pela cidade. “Estamos no quarto ano consecutivo recebendo esse tipo de competição. Nossa equipe é preparada e sempre buscamos melhorar a cada edição. Nesta semana, teremos quatro ginásios – Rio Verde, Pimpão, Zortea e Didé Martins – além do Munaretto, onde será oferecida a alimentação das delegações”, explicou. Ele também convidou a comunidade a acompanhar os jogos, que já começam nesta sexta-feira (11). “Teremos três jogos pela manhã e até cinco no período da tarde, com as melhores equipes do Estado em quadra. É oportunidade de ver atletas que poderão representar Mato Grosso em competições nacionais”, destacou.


O entusiasmo da gestão local também foi reconhecido pelo secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Davi Moura, presente na cerimônia. Segundo ele, Lucas do Rio Verde é referência em execução e entrega. “O que a gente encontra aqui é paixão. O recurso que o Estado investe rende muito mais do que o previsto. Isso faz toda a diferença na experiência dos atletas. Muitos nunca saíram de suas cidades, e aqui vivem algo que pode mudar suas vidas, incentivando sonhos e carreiras no esporte”, afirmou.
A abertura contou com a presença das delegações, professores, autoridades e comunidade local. Além dos tradicionais juramento dos jogos e acendimento da pira olímpica, a cerimônia ainda contou com a apresentação da mascote dos jogos, uma arara que representa a fauna mato-grossense e brasileira. É comum a presença da ave na área central de Lucas do Rio Verde, que conta com uma extensa área verde de preservação permanente.
Após a cerimônia, que contou com a presença da Orquestra Sinfônica Jovem do município, os jovens estudantes tomaram conta do espaço com uma balada bastante animada.
Até quinta-feira (17) da próxima semana, as equipes disputam diversas modalidades, com foco no desempenho, respeito e integração. A cidade se consolida, mais uma vez, como palco de oportunidades e celeiro de talentos do esporte mato-grossense.
Fonte: cenariomt