Uma ação ostensiva de policiais penais na Penitenciária Major Eldo de Sá Corrêa, em Mato Grosso, frustrou o envio de materiais ilícitos destinados a presos entre o fim de semana e segunda-feira (7). Foram apreendidos celulares, entorpecentes e acessórios diversos que seriam lançados por criminosos sobre a muralha ou entregues por drones.
Na tarde de segunda-feira, equipes de plantão identificaram movimentações suspeitas durante rondas internas e externas. Criminosos fugiram em motocicletas pela MT-130 em direção a Poxoréu após abandonarem pacotes na muralha do anexo da unidade. No local, foram encontrados 27 celulares, 72 carregadores, maconha, chips de telefonia, 39 fones de ouvido, 58 isqueiros, barras de durepox, chocolate e dezenas de pacotes de fumo.
No domingo à noite, dois drones foram interceptados na área externa e acabaram apreendidos após lançarem celulares na quadra do Raio 2. As operações fazem parte do programa Tolerância Zero às Facções Criminosas, que busca reforçar o controle interno, restringir o acesso de materiais proibidos e aprimorar a segurança nas penitenciárias do estado.
Segundo a Secretaria de Justiça, 27 drones já foram apreendidos de janeiro a junho deste ano, todos tentando transportar celulares para unidades prisionais em diferentes pontos do estado.
Fonte: cenariomt