O Ministério da Saúde começou em junho a pesquisa Vigitel, um levantamento telefônico para coletar dados sobre os hábitos de saúde dos brasileiros. As informações são essenciais para identificar problemas de saúde e guiar novas políticas públicas.
Realizada desde 2006, a Vigitel monitora fatores de risco para doenças crônicas como diabetes e hipertensão. As ligações são feitas para maiores de 18 anos, tanto para telefones fixos quanto celulares.
A Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Mariângela Simão, reforça que a ligação é real e tranquiliza aqueles que por ventura recebam a ligação.
“É o Ministério da Saúde que está ligando, com identificação adequada. Não é trote, nem telemarketing. As perguntas são rápidas e as respostas são fundamentais”.
A participação é voluntária e confidencial, seguindo a LGPD. Não são solicitados dados pessoais como CPF ou RG. Nesta edição, a pesquisa também aborda o consumo de álcool e tabaco, e foi expandida para além das capitais, incluindo municípios metropolitanos e do interior, para um retrato mais completo do país.
Fonte: primeirapagina