Vinte reeducandos da Penitenciária Major Eldo de Sá Corrêa, em Mato Grosso, finalizaram nesta semana o curso de panificação e confeitaria. A iniciativa marca um avanço na política de reintegração social por meio da educação e do trabalho, incentivando a reconstrução de trajetórias pessoais.
Os participantes receberam certificados em uma cerimônia realizada na sexta-feira (4.7), organizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Convidados foram recepcionados com pães, bolos e doces produzidos pelos formandos, demonstrando as habilidades adquiridas ao longo do curso.
O projeto contou com o apoio do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF) do Tribunal de Justiça, além da presença de representantes do Judiciário local e servidores. Para os organizadores, a formatura simboliza um recomeço, com novas oportunidades e resgate de dignidade.
Na Penitenciária de Rondonópolis, outras atividades de ressocialização incluem educação formal do ensino fundamental ao pré-vestibular, biblioteca, laboratório de informática para ensino a distância e oficinas de marcenaria, padaria, corte e costura, serigrafia e horticultura.
Fonte: cenariomt