Imagine caminhar entre paredões de pedra, mata fechada e águas cristalinas, e isso tudo em um só dia! Isso é possível! O Circuito das Cachoeiras, em Chapada dos Guimarães, oferece essa experiência a quem topar o desafio de percorrer 7 km de pura imersão na natureza.
Localizado dentro do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, o trajeto é considerado de nível fácil a moderado, e leva os visitantes por um percurso com sete pontos incríveis, incluindo cachoeiras liberadas para banho, mirantes e até uma piscina natural no meio do caminho.
A trilha pode ser feita em um dia e é indicada para todas as idades, é necessário apenas ter disposição para caminhar os 7 km com pausas para banho e contemplação.
Quem percorre o circuito pode passar pelas seguintes atrações:
- Cachoeira Véu de Noiva (contemplação)
- Cachoeira do Pulo
- Cachoeira do Degrau
- Cachoeira da Prainha
- Piscina Natural
- Cachoeira das Andorinhas
A caminhada é feita em grupo e inclui várias paradas para descanso, fotos e, claro, aquele mergulho merecido nas águas geladas das cachoeiras.
Cachoeira Véu de Noiva (Circuito das Cachoeiras)
Um dos mais famosos cartões postais de Chapada de Guimarães, a cachoeira do Véu de Noiva é formada pelo rio Coxipó com 86 metros de queda livre, e é o principal ponto de visitação do Parque Nacional.
A cachoeira pode ser observada a partir de um mirante próximo à administração do parque. No local, existe um restaurante típico regional muito bem adaptado à paisagem e o ecoturista pode obter informações no centro de visitantes e comprar artesanato na lojinha.
Cachoeira do Pulo
A Cachoeira do Pulo é uma das cachoeiras que fazem parte do circuito, e se destaca pela queda d’água principal de aproximadamente 3,5 metros, onde o córrego serpenteia por fendas nas rochas. Embora o nome possa sugerir, o “pulo” não é mais permitido no local, prática que ocorria há 20 anos atrás.
Cachoeira do Degrau
A Cachoeira do Degrau, possui poço que proporciona um efeito de hidromassagem natural. Ela faz parte do circuito de cachoeiras do Parque Nacional, e está localizada após a Cachoeira do Pulo e antes da Cachoeira 7 de Setembro. O formato da queda d’água e do poço criam um efeito relaxante, como uma hidromassagem.
Cachoeira da Prainha
A cachoeira da Prainha é uma formação rochosa com uma pequena queda d’água e um banco de areia, que lembra uma praia, onde é possível relaxar e tomar um banho refrescante. Ela é conhecida por águas calmas e pela possibilidade de sentar nas rochas sob a queda d’água para uma massagem natural.
Piscinas Naturais
As piscinas naturais do circuito são formações rochosas com água doce, que criam áreas de banho ideais para relaxamento e contemplação da natureza. Elas são encontradas em diferentes pontos da região.
Cachoeira das Andorinhas
A Cachoeira das Andorinhas é conhecida por uma beleza cênica e pela presença de andorinhas que costumam se abrigar atrás da queda d’água no final da tarde. A cachoeira possui uma queda de aproximadamente 20 metros e um poço profundo, ideal para banho.
Fonte: primeirapagina