CUIABÁ MATO GROSSO

Milho em Mato Grosso: Recorde Histórico de Produtividade em 2025

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O Projeto Imea em Campo divulgou resultados inéditos para a safra de milho safrinha em Mato Grosso, que alcançou uma produtividade recorde de 126,25 sacas por hectare e uma produção total superior a 54 milhões de toneladas. Os dados foram apresentados em coletiva realizada em Cuiabá no dia 4 de julho de 2025.

Desde maio, técnicos percorreram 82 municípios, totalizando mais de 19 mil quilômetros rodados e 538 avaliações, para levantar informações detalhadas sobre o desenvolvimento das lavouras de milho e soja. O objetivo é aprimorar a precisão dos indicadores de produtividade e apoiar a tomada de decisões dos produtores rurais.

Segundo o superintendente do Sistema Famato, Cleiton Gauer, o projeto garante a confiabilidade dos números divulgados, refletindo a expansão produtiva do estado. “Este trabalho confirma que Mato Grosso alcançou esses índices produtivos e uma produção dessa magnitude”, afirmou.

Idealizado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o projeto é desenvolvido em parceria com a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) e o Instituto de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Iagro). A iniciativa nasceu da demanda dos próprios produtores por informações mais precisas.

O diferencial da ação está na ampliação da coleta de amostras e da abrangência territorial, permitindo um panorama mais detalhado e representativo das regiões produtoras. “Agora com essa magnitude, investimento, tempo e número de pessoas envolvidas, conseguimos avançar para um número muito maior e mais distribuído ao longo do estado”, explicou Gauer.

A metodologia do estudo inclui análise do clima, volume acumulado de chuvas, datas de semeadura, incidência de pragas, entre outras variáveis qualitativas e quantitativas que influenciam a produtividade.

O vice-presidente oeste da Aprosoja-MT, Gilson Antunes de Melo, destacou a relevância do monitoramento para os produtores. “O formato do projeto traz segurança para o produtor, que pode avaliar o momento adequado para negociar no mercado, com base em dados confiáveis de uma entidade reconhecida como o Imea”, ressaltou.

Além de auxiliar os agricultores, os resultados do projeto também fornecem subsídios importantes para o desenvolvimento de políticas públicas, especialmente em estudos de viabilidade econômica, infraestrutura e logística para o agronegócio.

“O crescimento e desenvolvimento do estado dependem desse monitoramento detalhado para orientar a elaboração e cobrança de políticas públicas eficientes”, concluiu Gauer.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.