A Polícia Civil deflagrou na manhã desta sexta-feira (4) a Operação Circuitus Magnus, visando desarticular crimes graves relacionados a conflitos por terras no nordeste de Mato Grosso. Foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão contra suspeitos investigados por lesão corporal grave, sequestro, cárcere privado, tortura, coação e associação criminosa em áreas de litígio possessório.
Segundo informações oficiais, o objetivo da operação é coletar novas provas e avançar nas investigações sobre a atuação de grupos organizados nesses crimes. Estão previstas perícias e oitivas de testemunhas ao longo do processo.
A ação foi coordenada pela Delegacia Regional de Confresa, com apoio das equipes de outras delegacias das cidades de Vila Rica, Santa Terezinha, São José do Xingu, Santa Cruz do Xingu, Porto Alegre do Norte, São Félix do Araguaia e Alto Boa Vista. Participaram 40 policiais civis com 10 viaturas para o cumprimento simultâneo das ordens judiciais.
O nome Circuitus Magnus é uma referência em latim a “grande cerco”, simbolizando a estratégia de bloquear de forma coordenada os principais alvos suspeitos, visando interromper práticas criminosas estruturadas em várias localidades da região.
Fonte: cenariomt