Renovar o próprio lar é uma chance especial de expressar o estilo de vida em cada aspecto do projeto. Foi com essa perspectiva que Mariana Wilderom, arquiteta e professora, promoveu uma reforma em seu apartamento de 100 m² em São Paulo, criando um ambiente funcional, sofisticado e repleto de afeto para compartilhar com o marido Paulo e a filha Rosa.
Inspirando-se nas características originais do prédio modernista — como os cobogós, a abundante luz natural e os tradicionais revestimentos em pastilha —, Mariana utilizou esses elementos como ponto de partida para repaginar todos os cômodos. A reforma contemplou a criação de um banheiro para a suíte, a reorganização da cozinha e da área de serviço, além da modernização dos demais ambientes. Confira!
Como ficou a cozinha do apartamento de 100m² após a reforma?
Antes da reforma do apartamento de 100m², a cozinha era separada dos demais espaços. Agora, foi redesenhada para se integrar à sala, com um layout aberto e prático. Para unir estética e funcionalidade no dia a dia, a arquiteta optou por uma mureta de 1,20 m, que delimita o ambiente de forma sutil e ajuda a esconder possíveis bagunças.
No centro da bancada, o monocomando Celite Prática com bica em L, na versão preta com acabamento fosco, une design e praticidade. Com bica retrátil e dois tipos de jato, o item facilita tanto a higienização de alimentos quanto a limpeza da área — além de evitar marcas de dedos, garantindo um visual sempre sofisticado.

Os banheiros também foram completamente renovados após a reforma do apartamento de 100 m². No social, a arquiteta aproveitou o pé-direito elevado e a entrada de luz natural para criar um espaço ventilado e convidativo.
Assim, o destaque fica por conta da banheira de imersão embutida da linha Europa, com 1,70 m, instalada ao lado do chuveiro com ducha manual Master — ideal para banhos rápidos ou momentos relaxantes e divertidos com a filha.

“Esse era um espaço que comportava a banheira e permitia um uso mais divertido e dinâmico. Hoje, dou banho na Rosa sentada ali. Ela se diverte por horas”, conta Mariana.
O ambiente ainda conta com a bacia com caixa acoplada Celite Slim, o monocomando Riviera com tecnologia Cold Start — que economiza água e energia ao liberar apenas água fria na abertura frontal — e o gabinete suspenso Flow, com lavatório de louça integrado e design industrial em branco e preto.

Relacionadas
Relacionadas
Banheiro da suíte
Já no banheiro da suíte, criado na reforma do apartamento de 100 m² pela arquiteta ao readequar a planta original para atender ao casal, o ponto alto é a bancada com cuba de apoio Celite Slim branca, combinada à torneira de parede Flow, também preta e com acabamento fosco.

O resultado é um ambiente de visual moderno e atmosfera aconchegante. A escolha de acessórios que seguem a mesma estética garantiu unidade visual e praticidade no uso cotidiano.

Reforma de apartamento de 100 m²: conclusão
Para Mariana, a reforma do apartamento de 100 m² foi mais do que uma atualização visual. Foi um reencontro com o próprio estilo de vida. “A vida é feita de pequenas bagunças”, brinca a arquiteta. “Quis criar espaços bonitos, sim, mas acima de tudo funcionais, confortáveis e com a nossa personalidade.”
Além disso, que tal conferir também Estúdio de 29m² ganha décor moderno e funcionalidade sem reformas? Isso e muito mais você acompanha em nossa categoria sobre decoração!
Fonte: fashionbubbles